Facebook
25/03/2022 - 18h25m

MAKER

Comunidade de Araguaína comemora implantação de espaço tecnológico com foco na educação criativa

Redação

Governo do Tocantins entrega o Espaço Maker que atenderá 31 escolas da rede estadual e 17 escolas da rede municipal de Araguaína.

O espaço Maker atenderá 31 escolas da rede estadual e 17 unidades da rede municipal de Araguaína (Foto: Márcio Vieira)

Espaço tecnológico para experimentações e formações educacionais foi inaugurado nesta sexta-feira, 25, pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. A secretaria de Estado da Educação (Seduc) é responsável pela gestão do Espaço Maker, que funciona no Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho e atenderá 31 escolas da rede estadual e 17 escolas da rede municipal. Na parte de estruturação, o investimento do Governo do Tocantins é de R$ 347 mil.

Com foco na aprendizagem criativa dos estudantes, nas práticas pedagógicas inovadoras e na cultura maker (mão na massa), o Espaço Maker é inspirado no modelo de Espaços de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (Efex) do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb).

"Queremos uma educação cada vez mais moderna, tecnológica, inovadora e conectada, pois acreditamos que é dessa forma que vamos formar cidadãos preparados para ingressar em universidades e no mercado de trabalho. Esse espaço também representa a integração entre as redes públicas de ensino:  estadual e municipal de Araguaína", destacou o titular da Seduc, Fábio Pereira Vaz.

O espaço tecnológico poderá ser utilizado pela rede pública de ensino de Araguaína conforme agendamento prévio para as escolas públicas do município e os equipamentos e formações tecnológicas ofertados de acordo com a necessidade das redes. 

O ambiente que também será formativo contará com o apoio técnico dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) da Seduc, supervisão e apoio pedagógico da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína, da Diretoria de Educação Básica e da Gerência de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Seduc. 

Jobson Lian Lima é estudante do 9° e está ansioso para estudar na sala Maker (Foto: Márcio Vieira)

Encantado com o novo local, Jobson Lian Lima Torres, 14 anos, estudante do 9° ano do ensino fundamental da unidade escolar, falou da alegria em utilizar a sala Maker. "Estou ansioso para poder estudar nesse ambiente, pois assim, eu como outros estudantes que não tem acesso a um espaço tecnológico e confortável como esse em casa, podem estudar aqui", ressaltou.

A professora Erlijany Braga será umas das responsáveis por acompanhar os estudantes no ambiente tecnológico (Foto: Márcio Vieira)

Erlijany Braga, servidora há mais de 10 anos do Colégio Ademar Vicente Ferreira Sobrinho, será umas das responsáveis por acompanhar os estudantes nesse espaço tecnológico. "É um novo mundo que se abre para nossos estudantes e também para nós professores. O contato com toda essa tecnologia vai facilitar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem", enfatiza.

Projeto TO Ligado

Os espaços Maker são frutos do Projeto TO Ligado, que integra a Iniciativa Educação Conectada (IEC) que se constitui na primeira ação estruturada do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceira com o Ministério da Educação (MEC), voltada ao apoio do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC). O Projeto TO Ligado conta ainda com o apoio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) do Tocantins.

O espaço Maker tem como foco a aprendizagem criativa dos estudantes (Foto: Márcio Vieira)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS