Facebook
12/12/2022 - 09h45m

DESPEDIDA

Concluintes de Letras dão "adeus" ao TCC durante programação na Unitins de Araguatins

A iniciativa foi do colegiado de Letras/Câmpus Araguatins em parceria com a coordenação do curso, NAPE, equipe administrativa e equipe gestora.

Acadêmicos concluintes do curso de Letras da Unitins Câmpus Araguatins (Fotos: Reprodução/Acervo Pessoal)

Depois de defenderem seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), os concluintes do curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Araguatins, participaram de uma ação intitulada “Adeus ao TCC”, na segunda-feira passada, 5, no Câmpus Araguatins. A iniciativa foi do colegiado de Letras em parceria com a coordenação do curso, Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape), equipe administrativa e equipe gestora.

De acordo com os professores organizadores, o objetivo foi proporcionar um momento de celebração pelo empenho e dedicação que resultaram na aprovação do TCC. Os projetos foram iniciados na disciplina de TCC I com a professora Luama Socio e consolidados na disciplina de TCC II com a professora Tania Regina Martins Machado. As orientações foram feitas pelos docentes do colegiado de Letras. Dentre os TCC’s aprovados neste semestre, dois são fruto de pesquisas financiadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex).

O acadêmico concluinte Agnaldo Gomes da Silva Júnior participou da programação e comemorou sua trajetória na universidade. “É muito gratificante fazer parte da Unitins. Ao longo desses quatro anos, desistir pode até ter sido uma opção em vários momentos, mas decidimos ficar até o final e merecemos essa conquista. Parabéns a todos nós que chegamos até aqui e que venha a colação”, comentou entusiasmado o discente.

Os professores que acompanharam a trajetória do Agnaldo e de todos os outros concluintes ao longo da graduação também celebraram o momento especial do adeus aos TCCs. “Hoje, pudemos avaliar a nossa trajetória nos últimos quatro anos, tanto dos acadêmicos, quanto dos professores do curso de Letras. É muito bom ver as vitórias que conquistamos em um esforço conjunto e vislumbrar novas possibilidades que despontam. Sem dúvidas, foi um momento muito especial para todos nós”, disse a professora Tania Regina Martins Machado.

A programação também foi acompanhada pelo Nape do Câmpus Araguatins. A assistente social Henna Gilsa Pereira Barros defende que “esses momentos são relevantes para mostrar para os acadêmicos o quanto eles são importantes para a instituição e que a produção científica faz parte do amadurecimento intelectual”.

A iniciação científica como mola propulsora

A pesquisa científica dialoga diretamente com o processo de aprendizagem dos acadêmicos integrantes de um projeto, pois o aluno percorre um caminho de autonomia e protagonismo ao longo de sua jornada na graduação. As bolsas de iniciação científica disponibilizadas pela Unitins são diferenciais nesse processo, porque o processo de pesquisa exige do pesquisador tempo e dedicação. Dos TCC’s aprovados, as pesquisas “Performance, Discurso e Arte Indígena: Uýra Sodoma, a árvora que anda no ciberespaço” e “Djuena Tikuna e Márcia Wayna Kambeba: duas vozes de mulheres no ciberespaço”, atingiram nota máxima.

Os projetos de pesquisa exercem um papel fundamental na universidade, que é a produção do conhecimento que irá subsidiar o ensino em uma dinâmica sistêmica entre as instituições escolares em todos os seus níveis”, argumenta a professora Luama Socio.

Para o coordenador do curso de Letras do Câmpus Araguatins, Victor Fernandes Borges, a participação dos acadêmicos nos programas de iniciação científica é uma forma direta de participação e fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão. “Quando o acadêmico participa desses projetos de iniciação científica na graduação, a defesa do TCC se torna uma apresentação do que foi construído com pesquisas bibliográficas, leituras, releituras, orientações e produção de novos conhecimentos”.

Acadêmicos concluintes, colegiado de Letras, NAPE, equipe técnica e equipe gestora

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS