A conferência tem o objetivo de elaborar as diretrizes para a construção dos planos municipais, territoriais e estadual da Economia Solidária no Tocantins. O evento será organizado pelo Conselho Estadual de Economia Solidária (Cess), com representação de diversos órgãos e entidades.
O secretário da Setas, Raimundo Palito, ressalta a relevância das conferências para a sociedade brasileira e no Tocantins. “É nas conferências que se “confere†o impacto das polÃticas públicas com o objetivo de reordenar serviços, otimizar a utilização de recursos públicos e melhorar a qualidade de vida da população, por isso o Governo tem dado todo apoio necessário para que elas ocorram em todas as regiões do Estadoâ€, ressaltou o secretário.
Segundo o presidente do conselho, Gilberto Milhomem, mais do que um simples evento, a Conferência é um espaço de decisão. “Para decidir é preciso falar, ouvir e participar. Nas conferências serão debatidos três eixos: contextualização do plano, objetivos e estratégias, linhas de ação e diretrizes operacionais do plano que serão debatidas na Conferência Estadualâ€, explicou Milhomem.
Ainda segundo o presidente, ao final da conferência, as propostas aprovadas deverão compor um relatório que será remetido ao Conselho Estadual de Economia Solidária. O relatório deverá ainda ser divulgado no municÃpio, suscitando cobranças para alteração da realidade local.
Conferência 2014
As conferências territoriais e intermunicipais estão previstas para acontecer até abril nos municÃpios de Araguatins, Divinópolis, AraguaÃna, Dianópolis, Porto Nacional, Arapoema ou Couto Magalhães e Palmas.
A III Conferência Estadual que terá como tema: “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável†deverá ser realizada em Palmas no perÃodo de 28 a 30 de maio de 2014 e a Nacional em BrasÃlia no perÃodo de 26 a 29 de novembro de 2014.