6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES
O prazo para realização das etapas municipais da 6ª Conferência Nacional das Cidades terminou na última terça-feira, 5. SÃtio Novo foi o último municÃpio do Bico do Papagaio a realizar o evento com o apoio da Superintendência de Habitação da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinf).
As conferências foram realizadas em 12 municÃpios do Bico do Papagaio: em Tocantinópolis, Ananás, Sampaio, São Sebastião, Araguatins, Itaguatins, Angico, Axixá, Carrasco Bonito, Esperantina, São Bento e SÃtio Novo, sendo que vários deles tiveram a orientação da Seinf. O objetivo principal do evento, segundo o superintendente Jorge Mendes, é mobilizar a comunidade para propor soluções considerando os problemas causados pela concentração exagerada de pessoas em áreas urbanas. “As discussões irão culminar na elaboração de soluções que melhorem a vida da comunidadeâ€, disse.
As demandas apontadas e debatidas nos municÃpios foram formalizadas e devem ser discutidas durante a realização da etapa estadual do evento, marcada para acontecer entre os dias 15 e 17 de maio de 2017. Segundo a técnica da Seinf, Marieta Strang, cada cidade do Bico apresentou três propostas.
Nos municÃpios assistidos diretamente pelo Governo do Estado, as propostas que se destacaram foram: Elaboração, aprovação e implantação do Plano Diretor; construção de espaço para eventos e convenções; construção de rodoviária; elaboração e implementação de programa de regularização fundiária; implementação de estação de tratamento de água; criação de sistemas de coleta seletiva e implantação de aterro sanitário.
Para a 6ª edição da Conferência Nacional das Cidades foi escolhido o tema Função Social da Cidade e da propriedade. Os debates contaram com a participação maciça da população, de agentes públicos e de representantes da sociedade civil organizada. Além das propostas, os municÃpios também elegeram os delegados que participarão da etapa estadual que deve acontecer em Palmas.
A etapa estadual servirá para validar as conferências locais, sistematizar os relatórios e as demandas apontadas pelos municÃpios, além de eleger os delegados estaduais que irão compor a estrutura da Conferência Nacional. A etapa nacional está marcadapara acontecer entre os dias 5 e 9 de junho de 2017.