COPA DO BRASIL
Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h30 (de Brasília) no estádio Ribeirão, em Tocantinópolis, pela primeira fase da Copa do Brasil.
Tocantinópolis e Náutico se enfrentam pela 1ª vez em uma edição de Copa do Brasil nesta quarta-feira (23), às 20h30 (de Brasília), no estádio Ribeirão, em Tocantinópolis. A partida é válida pela 1ª fase do torneio nacional. O Verdão do Norte precisa da vitória para avançar. Já Timbu, por ter melhor posição no ranking da CBF, se garante na próxima fase com um empate.
O Tocantinópolis está de volta ao torneio nacional para sua terceira participação, e busca um feito inédito: avançar à segunda fase. A primeira vez do Verdão na competição foi em 2003, quando caiu para o Vitória, voltou em 2016 e saiu para o Juventude.
O clube garantiu a vaga na competição deste ano após conquistar o Campeonato Tocantinense 2021 - foi o último clube a vencer um campeonato estadual no ano passado. O Verdão chega para este embate embalado com três vitórias seguidas no Tocantinense 2022 (contra Palmas, Araguacema e Gurupi), após um início difícil (derrota para o Capital-TO, e empate contra o Interporto).
Já o Náutico volta à Copa do Brasil após ficar ausente no ano passado. O Timbu vai para a sua 26ª participação na competição nacional, tendo como melhor campanha a semifinal em 1990, quando foi eliminado pelo Flamengo. Até hoje, os alvirrubros conseguiram avançar da primeira fase em 20 oportunidades, sendo eliminado em cinco, a última delas para o Guarany de Juazeiro, em 2017.
A partida é vista pelos alvirrubros como fundamental para o planejamento de toda a temporada. Isso porque a classificação renderá uma premiação de R$ 750 mil (os dois clubes já embolsaram R$ 620 mil pela primeira fase). Por isso, o técnico Felipe Conceição, que fará a sua estreia à beira do gramado, utilizará força máxima.
Além disso, o confronto também é a oportunidade de reabilitação após a derrota por 3 a 1 para o CSA, no último domingo, em Maceió, pela Copa do Nordeste.
Escalação do Tocantinópolis - Técnico: Jairo Nascimento
O técnico Jairo Nascimento tem praticamente todo elenco à disposição. A única baixa é a do meia Dioguinho, que se recupera de uma lesão no joelho esquerdo. A expectativa é que meia-atacante Dudu, liberado pelo departamento médico, possa ficar à disposição no banco reservas nesta quarta-feira.
O Verdão do Norte vai a campo apostando no retrospecto positivo dos últimos jogos no estádio Ribeirão - a última derroa foi em 28 de agosto do ano passado pelo Brasileiro da Série D. Já são quatro jogos (três vitórias e um empate). Jheimy (ex-Sport) e Everson Bilau são apostas para o Verdão fazer história nesta quarta-feira.
Provável escalação: Jefferson; Fabrício, Betão, Wanderson e Chico Bala; Pedro Dias, Tiago Bagagem e Raí; Alan Maia, Bilau e Jheimy.
Escalação do Náutico - Técnico: Felipe Conceição
O Náutico terá uma estreia e um desfalque importante para a partida. A novidade ficará por conta da presença do técnico Felipe Conceição, pela primeira vez à beira do gramado. Na segunda-feira, o departamento jurídico do Timbu conseguiu um efeito suspensivo para o treinador, que havia sido punido com 90 dias de suspensão após ter sido expulso quando ainda comandava a Chapecoense, no Campeonato Catarinense.
Já a ausência será no ataque. Com uma lesão muscular grau 3 na coxa, Kieza desfalcará o Náutico por 45 dias. Com isso, o K9, que já não havia enfrentado o CSA no último domingo, só deve retornar ao time na Série B do Campeonato Brasileiro.
Outra dúvida para é o lateral-direito Hereda, que deixou a última partida com dores no tornozelo, mas viajou com a delegação. Caso não reúna condições, o também prata da casa Thassio será acionado. Por conta da má apresentação contra o CSA, Felipe Conceição pode promover mudanças no sistema defensivo, com o zagueiro Carlão e o volante Richard Franco entrando no time.
Provável escalação: Lucas Perri; Hereda (Thassio), Camutanga, Rafael Ribeiro (Carlão) e Júnior Tavares; Djavan (Richard Franco), Rhaldney e Jean Carlos; Ewandro, Robinho e Leandro Carvalho.
Arbitragem