DIA DO CONSUMIDOR
Os núcleos do Procon no Bico do Papagaio estão em Araguatins e Tocantinópolis.
O Procon é o órgão de proteção e defesa dos direitos do consumidor e tem como objetivo defender, orientar e educar os consumidores. O órgão é responsável por promover e executar a política nacional das relações de consumo no Estado, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Em alusão ao Dia do Consumidor, comemorado nesta segunda-feira, 15, o Procon vai divulgar conteúdos até a próxima sexta-feira, 19, que visam tirar dúvidas, informar e explicar o funcionamento do órgão.
Criado no ano de 1992, o Procon Tocantins tem desenvolvido políticas públicas para estar mais perto do cotidiano do consumidor tocantinense. O órgão conta com 2 Núcleos Regionais de Atendimento no Bico do Papagaio, no município de Araguatins e Tocantinópolis.
Atendimentos
Ao todo, o órgão realizou, só em 2020, 27.819 atendimentos, destes, 14.275 apenas via e-mail e 707 agendados. O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, destaca que atualmente o órgão oferece o atendimento online, além do presencial por agendamento. Todo processo pode ser realizado pelo site www.procon.to.gov.br. As novas medidas foram adotas, para que o consumidor não fosse prejudicado com a pandemia do novo coronavírus - Covid 19.
“Devido a pandemia da Covid-19 tivemos que nos adaptar. Para garantir que fosse mantida a boa relação de consumo e que o consumidor não fosse lesado, nós inovamos ao possibilitar o atendimento ou agendamento do mesmo através do nosso site. O Procon está à disposição dos consumidores para receber reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos e de serviços, assim como fiscalizar”, afirma o gestor.
Canais de atendimento
Além dos núcleos de atendimentos regionais, o consumidor pode procurar atendimento de qualquer lugar apenas com acesso a internet através do site procon.to.gov.br. Acessando, basta clicar no banner “Faça sua reclamação aqui”, e preencher todos os dados solicitados. É possível também pelo site, agendar um atendimento presencial, para isso, existe outro banner “Agende seu atendimento aqui”.
O órgão de defesa do consumidor também está presente nas redes sociais. No Instagram @procon_tocantins e no Facebook com a página Procon Tocantins, por esses canais é possível acompanhar as ações realizadas pelo órgão, ficar por dentro do que é destaque no nosso portal de notícias, além de receber dicas e curiosidades sobre os direitos que devem ser garantidos ao consumidor.
Araguatins
O núcleo de Araguatins é responsável pelos atendimento dos consumidores nos municípios de Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Maurilândia, Praia Norte, Sampaio, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins. Está localizado na Rua sete de Setembro, nº 992 – centro. O chefe responsável é Jazi Antunes de Teixeira. Contatos (63) 3474-2600 além do endereço de e-mail [email protected].
Tocantinópolis
O responsável pelo núcleo de Tocantinópolis é Alessandro Azevedo de Oliveira. O núcleo está localizado na Rua Padre Juliano Moretti -774. Vale ressaltar que a abrangência dos atendimentos são para os municípios, Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Darcinópolis, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Riachinho e Santa Terezinha do Tocantins. Para mais informação entrar em contato pelo e-mail, [email protected] ou pelos telefones (63) 3471-3434.