EDUCAÇÃO
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), empossou nesta sexta-feira, 24, os membros do Conselho Estadual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CE-Fundeb/TO). A solenidade foi realizada na sala de reuniões da Pasta, localizada na Praça dos Girassóis, em Palmas.
Os conselheiros foram empossados para o biênio 2020/2022 e, durante esse período, têm como função realizar o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transparência e a aplicação dos recursos do Fundeb, órgão que tem como principal objetivo acompanhar a aplicação dos recursos vinculados à educação, visando à manutenção e o desenvolvimento da educação básica pública.
Durante a posse, a gestora da Seduc, Adriana Aguiar, destacou o papel democrático do Conselho e o trabalho realizado nos últimos anos. “A atuação do Conselho foi além da aprovação de contas de um gestor, desenvolveu um trabalho processual e contínuo com diagnósticos, intervenções e de extremo diálogo com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes em prol do desenvolvimento da Educação”, ressaltou.
Além de parabenizar o trabalho que vem sendo realizado pela entidade, Adriana Aguiar deu boas-vindas aos novos membros. “Que seja uma gestão harmoniosa e próspera. Temos um Colegiado altamente técnico que pode fortalecer muito o trabalho com sugestões de melhorias e da aplicação dos recursos do Fundeb”, pontuou.
Ao deixar a presidência do Conselho, Rosy Franca fez um balanço do período em que esteve à frente da entidade. “Conseguimos reestruturar o Conselho e fazer um trabalho democrático. Mantivemos um diálogo importante com a Seduc, de modo que, a partir dos nossos apontamentos advindos das visitas às unidades, conseguimos fazer com que os investimentos nas políticas educacionais e em infraestrutura fossem efetivos nas escolas”, completou.
Eleição
Após a realização da posse, os novos conselheiros realizaram reunião para eleger o novo presidente do Conselho. Foram eleitas Aldízia Carneiro de Araújo e Maria Solange Rodrigues de Sousa, respectivamente, presidente e vice. A presidente eleita destacou a sua proposta de trabalho frente ao CE-Fundeb/TO.
“Vamos trabalhar primando pela tomada de decisão coletiva, dentro do colegiado, visando a uma gestão com foco na aplicação correta dos recursos, no cumprimento dos prazos. Antes de ser presidente, sou professora e, por ter conhecimento da nossa realidade, a ideia é fortalecer a execução das políticas públicas voltadas para o financiamento da educação, de modo que o Tocantins avance ainda mais”, ressaltou a nova presidente.
Composição do Conselho
Representantes dos pais de alunos da educação básica:
Titular: Erazine Pinheiro Fonseca
Suplente: Deuzirene Ribeiro da Silva
Titular: Pedro Paulo dos Santos Silva
Suplente: Franco Santos Oliveira
Representantes dos estudantes da educação básica pública:
Titular: Dulce Maria Ribeiro Santos
Suplente: José Henrike de Souza Barros
Titular: Taynara Cristina Nunes Silva
Suplente: Thiago Mendonça Arruda
Representantes do Poder Executivo municipal:
Titular: Lucineide Parizi Freitas
Suplente: Dayana Aires Monteiro de Cantuário
Titular: Alessandro Gonçalves Borges
Suplente: Michely Martins Vieira
Representantes da seccional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime:
Titular: Maria Solange Rodrigues de Sousa
Suplente: Katiúscia dos Santos Batista
Representantes da seccional da União Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE:
Titular: Silvinia Pereira de Sousa Pires
Suplente: Edson Soares Rodrigues
Representantes do Conselho Estadual de Educação:
Titular: Aldízia Carneiro de Araújo
Suplente: Ulissevânia Sales Silva
Representantes do Poder Executivo estadual:
Titular: Josiel Gomes dos Santos
Suplente: Eusamar Araújo de Sousa
Titular: Maristélia Alves dos Santos
Suplente: Élia da Mota Barros Tavares
Titular: Lourilene Feitosa Prado
Suplente: Edmilson Bonfim Gabino de Sousa