CBMTO E SEDUC
Capacidade de atendimento é para 1,5 mil estudantes na ETI Jardenir Jorge Frederico, parceria terá duração de cinco anos.
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), deram o pontapé inicial nessa quarta-feira, 1º de setembro, na gestão compartilhada da Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, em Araguaína. A estrutura tem capacidade para atender 1,5 mil estudantes e foi inaugurada em maio, pelo governador Mauro Carlesse e pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Até a próxima sexta-feira, 3, as ações vão se concentrar no processo de formação dos profissionais, uma vez que, além da gestão tradicional e da aplicação das disciplinas do currículo comum, a escola terá o perfil voltado para o esporte, já testado em outro colégio implementado pelo CBMTO, como Colégio Esportivo Militar (Cemil).
O mesmo vale para os estudantes que estão chegando no processo inaugural do novo Cemil. Além dos bombeiros militares e profissionais da Seduc, diversos ex-estudantes oriundos de escolas públicas da cidade ajudam na recepção e nas atividades pedagógicas.
“A parceria com a Seduc na ETI Jardenir Jorge Frederico é extremamente importante e é um marco para a corporação, por se tratar do primeiro Colégio Militar Estadual do CBMTO. É uma contribuição com o ensino, com a manutenção do civismo e da disciplina nas escolas estaduais, a exemplo do que já vem sendo feito pela Polícia Militar. Nós também estamos inseridos nesse processo com a cidade de Palmas, e agora, mais ainda, com o Estado. Araguaína sai na frente com essa parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, que é algo de extrema valia para nós e também para a comunidade local”, pontuou o comandante geral do CBMTO, coronel Reginaldo Leandro.
Durante os três dias de atividades iniciais, haverá o trabalho explicando e contextualizando sobre as regras da ETI nos moldes de Colégio Militar. Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do CBMTO, major Nilton Rodrigues dos Santos, “na ocasião ocorrem o treinamento da Ordem Unida e ainda o funcionamento das atividades didático-pedagógicas. Entre as principais diferenças estão o uso de uniformes específicos, disciplina nos cortes de cabelo e o monitoramento e supervisão no cumprimento total dos horários, na entrada e saída dos alunos, tanto das salas de aula quanto do próprio colégio”.
Além das aulas com matérias das escolas tradicionais, no Cemil Jardenir Jorge Frederico haverá também as modalidades esportivas de Judo, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquete, Futsal e Atletismo.
Neste semestre, as atividades estão sendo iniciadas com 500 estudantes. Contudo, ano que vem, o atendimento será para a capacidade máxima, 1,5 mil alunos, com mais de 200 profissionais nas salas de aula, na administração, na parte técnica e na logística. As aulas têm início às 7 horas, com término às 16h30. Durante o expediente, há o café da manhã, almoço e café da tarde.