Facebook
11/08/2023 - 09h57m

UNITINS

CPA estimula participação na autoavaliação durante visita ao Câmpus Araguatins

Por Bico 24 Horas

Autoavaliações anuais impulsionam melhorias no câmpus, fortalecendo infraestrutura, ensino e participação estudantil.

Coordenador da CPA da Unitins, Alexandre Andrade, e diretor Sérgio Mendes durante apresentação de resultados da CPA de 2022

Equipe da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) esteve na terça-feira, 8, no Câmpus Araguatins e se reuniu com técnicos administrativos, discentes e docentes com o propósito de mobilizar e incetivar toda a comunidade acadêmica para a participação ativa nos processos de autoavaliação da instituição.

A visita foi realizada pelo coordenador da CPA, Alexandre Antônio de Oliveira Andrade, e foi dividida em dois momentos. Pela manhã, o encontro voltou-se para os técnicos administrativos, enquanto no período noturno o público-alvo foram os alunos e professores dos cursos de Letras e Pedagogia. O evento contou também com a presença dos membros da CPA do Câmpus Araguatins, representado por um docente, um discente, um técnico administrativo e um representante da sociedade civil.

Durante as apresentações, Alexandre Andrade ressaltou que os processos de autoavaliação se fundamentam em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, política de gestão e infraestrutura. Compartilhou também com a comunidade acadêmica os principais resultados da autoavaliação de 2022, destacando as melhorias desenvolvidas ao longo do último ano.

O representante dos técnicos administrativos do Câmpus Araguatins, Aleneldo Santos Lucas, afirma que participar da CPA é contribuir com o progresso e desenvolvimento da Unitins. “A reunião nos mostrou os grandes avanços realizados no Câmpus Araguatins, foi apontada a evolução na participação dos discentes, docentes e técnicos administrativos na autoavalição comparando os anos de 2021 e 2022. Também foi mostrada a evolução da Instituição em vários setores como na infraestrutura, bolsas estudantis, treinamentos, equipamentos tecnológicos e móveis novos, melhorando a qualidade de ensino, ambiente de trabalho e permanência dos acadêmicos na instituição”, afirmou.

O representante dos discentes, Emanuel Felipe Alves, contou que os bons resultados foram fruto de uma participação ativa. “A CPA é importante para a melhoria da qualidade de ensino na Universidade, como também para atender as demandas de nós, acadêmicos. As melhorias apresentadas evidenciam o resultado das avaliações anuais, que servem como ferramenta norteadora para as demandas acadêmicas. Além disso, o Câmpus Araguatins está vivenciando um processo de avanço e isso é notório na estrutura, no corpo docente e auxílios de permanência ao graduando” disse o estudante.

O coordenador da CPA explicou que o papel fundamental da comissão é contribuir para os êxitos da Unitins, compreendendo suas potencialidades e vulnerabilidades, respondendo às demandas recebidas. E ressaltou o excelente desempenho do Câmpus Araguatins, destacando o aumento da participação em 2022 e as melhorias na infraestrutura. "Ficamos extremamente contentes com o que encontramos aqui. O diretor Sérgio também apresentou novos avanços durante esse período, e fica claro que as melhorias que foram implementadas foram muito bem recebidas. Nossa intenção é oferecer resultados para toda a comunidade acadêmica, mas isso requer o engajamento de todos", frisou Andrade.

Durante a apresentação, o diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, enfatizou as notáveis melhorias concretizadas em 2022. Entre elas, destacam-se uma nova frota de veículos, mobiliário renovado, aprimoramentos na infraestrutura de tecnologia da informação, aumento da quantidade de computadores nos laboratórios de informática e expansão do espaço da biblioteca, entre outras iniciativas. O diretor salientou a relevância da participação plena de todos os acadêmicos. "Contamos com a colaboração de vocês e suas demandas para a resolução de desafios. É por isso que a CPA existe – para que vocês possam nos comunicar o que, às vezes, passa despercebido. Muitas vezes, não conseguimos captar todas as necessidades por conta própria, então é fundamental ouvir a perspectiva de vocês também," ressaltou o diretor.

A autoavaliação de 2023 será realizada no mês de outubro.

CPA realiza apresentação para comunidade acadêmica (Foto: Quezia Alencar)

Membros da CPA do Câmpus Araguatins (Foto: Quezia Alencar)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS