CORPO DE BOMBEIROS
As atividades foram encabeçadas pela 2ª Companhia de Bombeiros Militar, de Colinas do Tocantins.
Pedro Afonso, na Região Centro-Norte do Estado, recebeu a primeira edição do Projeto Botinho, do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. A ação foi em parceria com a Prefeitura da cidade, e as atividades aconteceram sábado de tarde, na Secretaria de Agricultura, e no domingo, de manhã, na Praia do Rio Sono.
Foram momentos de muita diversão e também de aprendizado, com instruções de ordem unida, recreação com futebol de sabão, pula-pula, banho no Rio Sono e palestra sobre educação ambiental. Entre as atividades ainda tinha pesquisa com turistas que frequentavam a ilha, cerca de três quilômetros do centro da cidade.
Laura Santiago Pinheiro, 08 anos, foi uma das crianças a viverem a experiência de estar com os bombeiros militares e os coleguinhas numa ação como a que o Projeto Botinho proporcionou. Ela e cerca de outras vinte crianças saíram radiantes com o que aprenderam.
"Foi muito bom. Gostei de estar aqui, da parte em que a gente aprende a fazer os primeiros socorros. A gente vai poder usar esse ensinamento em várias pessoas", disse.
Quem também se divertiu nos dois momentos com os militares foi Kaleb de Souza Lima, 08 anos. Para ele, o Projeto Botinho proporcionou fazer algo que ele ama no dia a dia: futebol.
"Gostei mais do futebol de sabão. Sou apaixonado no futebol, e misturando os dois, não tem como", frisou. Kaleb gostou ainda das atividades de educação ambiental. "Acho que isso tem que acontecer sempre. Nunca joguem lixo no chão, e cuidem do meio ambiente, sempre", falou.
Para o tenente-coronel Sidmarcos Mesquita, comandante da 2a Companhia de Bombeiro Militar de Colinas, que encabeçou o Projeto Botinho, executar uma ação dessa natureza com esse público tem muitas vantagens.
"As crianças replicam esses conhecimentos com os turistas, com amiguinhos e com a família", afirmou Sidmarcos. "Com as atividades lúdicas desenvolvidas pelos bombeiros, as crianças passam a ter maior aproximação com os militares", completou.
A missão do Projeto Botinho tem foco no presente e no futuro, pela possibilidade de levar informações e até apoio à comunidade em momentos de necessidade.
"É uma semente que está sendo plantada e incorporamos nelas a noção de prevenção de afogamentos, por exemplo, logo cedo. Não há fase melhor de você passar isso para as crianças, e elas crescem com toda noção de segurança na temporada de praia", relatou o tenente-coronel.
A Prefeitura de Pedro Afonso ofertou materiais como colete salva-vidas, óculos de sol, camisetas e protetor solar. Marivalda Santiago, Secretária de Planejamento e Modernização da Gestão, destacou a importância do Projeto Botinho para o público infanto-juvenil.
"Hoje, aqui na praia, vimos situações que, num detalhe, salva vidas. Muitas mães já se apaixonaram por esse projeto e a gente quer que ele venha novamente para nossa temperada de praia. Muitas mães ficaram impactadas com os resultados", afirmou.
Os turistas também aprovaram a ideia do projeto. "Achei incrível, e as crianças são muito educadas, inclusive. E a importância é notória, pois elas estão aprendendo a preservar o meio ambiente, a manter as praias e rios limpos. E isso serve para as futuras gerações", disse Camila Araújo Matos , advogada em Palmas, que pela primeira vez esteve na Praia do Rio Sono.