O IV FHISTART teve como tema gerador, “PolÃticas Públicas: Um novo olhar para a Educaçãoâ€, e como subtemas: Mais Educação, Fundeb, Sistema de Cotas, Pibid, Bolsa FamÃlia, Saberes da Terra e Prouni. Os subtemas foram sorteados entre sete equipes, formadas pelos os alunos do 2º ao 8º perÃodo, das licenciaturas em Ciências Biológicas e Computação, que ficaram responsáveis por apresentar um seminário temático, no qual cada equipe fez uma exposição teórica, uma peça teatral e uma paródia, de acordo com o seu respectivo tema.
As apresentações foram avaliadas e pontuadas por uma equipe de jurado, formadas por profissionais na área de educação, respeitando os seguintes critérios: objetividade, expressividade, criatividade, afinação, interpretação, coerência com a proposta, interação com o público e o tempo utilizado.
As três primeiras colocadas levaram, além de troféus, a premiação em dinheiro. A primeira colocada R$ 500,00 reais, segunda R$ 300,00 reais e terceira R$ 200,00 reais. As outras quatro equipes receberam um troféu de participação. Conquistou o primeiro lugar a equipe do 6º perÃodo de Ciências Biológicas. O segundo lugar ficou com 6º perÃodo de Computação e o terceiro com 4º perÃodo de Computação.
Além de ser um propagador de conhecimento, o FHISTART tem um aspecto social, uma vez que os alimentos não perecÃveis, doados pelos participantes do evento, serão distribuÃdos à s famÃlias carentes da cidade de Araguatins.
Durante o evento, o diretor substituto do Campus Araguatins, Francisco de Assis Feitosa, destacou a evolução do evento no decorrer de suas edições. “O FHISTART tem crescido a cada ano, graças ao esforço de professores e alunos. Além de revelar os talentos que existem em nossa instituição, ele sempre proporciona discussões sobre questões sociais relevantes, possibilitando assim, que os nossos futuros licenciados em, desenvolvam um posicionamento crÃtico sobre diversos assuntosâ€, comemorou o diretor.
Já a diretora de desenvolvimento e ensino, Lucinalva Ferreira, falou da importância do evento, desde sua primeira edição, e destacou a animação das equipes.
“Quando nós vamos estudar as polÃticas públicas, nós precisamos saber quais os objetivos delas, como elas funcionam, quais as vantagens de desvantagens, quais os benefÃcios elas trazem para educação, isso e muito importante, para que após nossa formação tenhamos um pensamento crÃtico sobre essas polÃticas†afirmou a aluna do 4º perÃodo de Ciências Biológicas, Daiane Brandão.
A coordenadora do evento, professora Quitéria Alcantara, aproveitou a ocasião para agradecer a participação e empenho dos alunos e da comissão responsável pelo evento, para que todas as atividades programadas fossem realizadas com sucesso. Ela destacou, ainda, que eventos como o FHISTART, contribuem os alunos enxerguem com mais clareza seu papel na sociedade, e sua responsabilidade em quanto protagonista no cenário nacional.
A IV edição do FHISTART despertou nos futuros licenciados uma concepção de um educador dinâmico, ativo e consciente do seu papel.