O Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), conta com mais um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
A licenciatura em Computação recebeu o reconhecimento conforme a portaria nº 311, publicada no Diário Oficial da União em 28 de abril. O curso foi avaliado in loco no mês agosto de 2014.
Desde sua criação em 2009, a licenciatura em Computação tem como um dos seus objetivos, a formação do profissional apto a construir conhecimentos pedagógicos e de informática, sintonizados com as formas contemporâneas de conhecer, conviver, ser e fazer, articulando saberes fundamentais para a sua formação profissional.
Para o coordenador de ensino superior do Campus Araguatins, Raimundo Laerton, oreconhecimento do curso garante aos alunos direitos importantes, que asseguram maior aceitação no mercado de trabalho, sendo portanto essencial para o exercÃcio profissional. Ele explica ainda, que com o reconhecimento há uma valorização do curso junto à comunidade na qual se encontra inserido, e a segurança para o aluno de que a instituição foi avaliada, fiscalizada e orientada dentro dos padrões de qualidade necessários a excelência do ensino superior.
De acordo com coordenador do curso de Computação, Moisés Laurence, as melhorias apontadas como necessárias durante a avaliação do MEC estão sendo implantadas, principalmente no que tange a titulação do corpo docente. “Desde 2012 o IFTO tem uma polÃtica de oferta de convênios com outras universidades, no intuito de qualificar nossos professores com pós-graduação Strictu Sensu. Neste sentido, o corpo docente do curso de Computação está em formaçãoâ€, declarou o coordenador. Moisés defende ainda, que o reconhecimento fortalece a missão do IFTO de ofertar educação de qualidade, possibilitando práticas e atividades que oportunizem a concretização do conhecimento.
Segundo o diretor-geral do Campus Araguatins, Décio Dias dos Reis, o reconhecimento do curso de Computação é motivo de comemoração, pois o ensino superior ainda é recente na instituição que tem 27 anos de existência, e já teve todos os seus cursos superiores aprovados na primeira avaliação realizada pelo MEC.
O Campus Araguatins conta com os cursos superiores Agronomia, Ciências Biológicas e Computação.(Kelinne Oliveria)