JUSTIÇA
O objetivo é apresentar as mudanças de paradigmas judiciais com a criação dos Cejusc’s aos acadêmicos em fase de estágio supervisionado do NPJ.
A Coordenação do curso de Direito/Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), realiza nesta quarta-feira, 19, das 19h às 21h, via Google Meet, a palestra “NPJ mais perto de você”, a ser ministrada pela juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Umbelina Lopes Pereira Rodrigues.
A coordenadora do NPJ, professora Maira Regina de Carvalho Alexandre, explica que “em tempos de pandemia não podemos levar nossos acadêmicos ao Poder Judiciário, como de costume. Mas, temos a oportunidade de trazer o Judiciário para a academia, de forma virtual, por meio dessa ação”.
Ela explica que a juíza Umbelina Lopes "é uma das magistradas mais atuantes no Tribunal de Justiça do Tocantins no que se refere às formas consensuais de resolução de conflitos" e a partir desse evento "os estudantes terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o Estado Democrático de Direito e a mudança de paradigma judicial com a criação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc’s). Um dialogo que certamente abrirá novos horizontes”.
A finalidade principal dos Cejusc’s é oferecer à população um serviço de conciliação e mediação de qualidade, contando, para isso, com profissionais capacitados seja na fase processual ou mesmo que não haja, ainda, processo na Justiça.
As inscrições podem ser feitas a partir dessa segunda-feira, 17, até o dia do evento, quarta-feira, 19, pelo Sistema Eventos da Unitins. Pela participação é fornecido certificado de 2h.