UNITINS E EAC
Parceria entre curso de pedagogia da Unitins e a Escola Arte de Crescer (EAC) de Araguatins, garante campo de estágio para preparação dos futuros profissionais da educação.
O curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - Câmpus Araguatins e a Escola Arte de Crescer (EAC), de Araguatins, firmaram parceria para proporcionar campo de Estágio Supervisionado em Educação Infantil no semestre letivo 2021/1. No dia 25 de fevereiro, a professora Simara de Sousa Muniz, da disciplina de Estágio, e a assessora Pedagógica do câmpus Araguatins, Ana Irene Carneiro Borges Lucena, visitaram a escola para celebrar o acordo.
Na oportunidade, as professores discutiram as políticas de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, que tem como objetivo a observação e caracterização do trabalho da equipe escolar, estrutura e o funcionamento do processo educativo no contexto da educação infantil, articuladas aos fundamentos teóricos desenvolvidos no curso às situações reais do cotidiano escolar.
De acordo com a diretora da escola EAC, professora Ana Paula Araújo, “o estágio supervisionado é uma oportunidade que o acadêmico tem para vivenciar e experimentar a rotina de uma escola, sala de aula, e poder relacionar a teoria e prática num processo mútuo de aprendizagem”, ressalta.
“O Estágio Supervisionado é uma experiência única e de muita aprendizagem. Nessa etapa os acadêmicos do Campus Araguatins são incentivados a conhecer esses espaços educativos e acompanhar o desenvolvimento no dia a dia do ambiente escolar,” explica a professora Ana Irene Carneiro, que aponta que esse é o momento para se observar a relação entre teoria e prática.
Para a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Aquenubia Gonçalves, o Estágio Supervisionado proporciona ao acadêmico uma relação próxima com o ambiente que envolve o cotidiano de um professor. “Destaco ainda, a importância das concedentes dos campos de estágio para a realização da teoria/prática dos nossos acadêmicos. Essa parceria valida a preparação dos futuros profissionais da educação para o mercado de trabalho”, defende a coordenadora.