A qualificação de profissionais na área de segurança no segmento de ecoturismo e turismo de aventura constitui uma das preocupações do Governo do Estado para fortalecer e desenvolver o setor, em face a demanda nacional e internacional, com reflexos no plano interno. Em vista deste quadro, a Adtur – Agência de Desenvolvimento TurÃstico e parceiros deram inÃcio nesta segunda-feira, 25, ao “Curso Presencial de Competências MÃnimas do Condutorâ€, tendo como local de sua aplicação a sede do Parque Estadual do Lajeado, a 30 km de Palmas.
O curso está inserido no Projeto Aventura Segura Tocantins, tendo à frente, além da Adtur, o Naturatins, Sebrae e Abeta – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Com o curso, o Governo pretende melhorar os serviços na área de segurança para as empresas, condutores, guias turÃsticos e demais agentes que compõem o trade. Em relação à s empresas, em sua maioria são as que já atuam no segmento, com na Ilha do Bananal e na Serra Geral, divisa leste do Tocantins, conforme esclarece Tânia Roure, técnica da Adtur.
Nesta primeira fase do curso, de 5 dias, que segue até o dia 1º de março, a carga é de 60 horas/aula, em tempo integral, com a participação de 26 condutores e guias turÃsticos, além de dois técnicos do Naturatins que, por meio da Abeta, contará com a presença do consultor Humberto Medaglia na aplicação do curso, repassando ensinamentos teóricos, dinâmicas e exercÃcios de grupo em sala de aula.
Ele abordará durante o curso conteúdo da Norma Técnica da ABNT NR 15.285, que trata de critérios para condutores de Turismo de Aventura e, por conseguinte, da Lei Geral do Turismo. Na etapa seguinte, o curso terá outras 30 horas/aula com os alunos se deslocando em expedições em ambiente natural, no interior do Parque, assumindo posição de coordenadores, atuando no planejamento de rotas, acampamentos e demais requisitos.