Muladeiros do Norte do Tocantins
No último sábado, 04, parte da comissão organizadora da 5ª Tropeada dos Muladeiros do Norte do Tocantins, que ocorrerá dos dias 22 a 30 de abril de 2017, visitou as fazendas onde serão realizadas as paradas e finalizou os detalhes do trajeto que promete ser desafiador, porém marcante para todos os participantes.
Uma das marcas da Tropeada, segundo Célio Assunção, um dos organizadores, é o encontro de gerações no resgate de uma tradição que foi importante para o desenvolvimento do país, e especialmente da região do Bico do Papagaio. “A tropeada é uma diversão saudável, que une famílias e ajuda a disseminar essa paixão, que vai passando de pai para filho”, enfatizou. Essa foi a terceira viagem da comissão no processo de definição do melhor caminho a ser percorrido.
O trajeto, de cerca de 160 km, com saída da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, de propriedade do agropecuarista Renato Ramalho, no município de Darcinópolis, será quase todo realizado por estradas de chão, em lombo de muares, exatamente como era feito antigamente, onde o acesso por carro era praticamente impossível. De acordo com Leandro Lopes, membro da comissão organizadora, os pousos para almoço e pernoite do evento, realizados em diversas fazendas "sempre são marcados pela fartura, músicas tradicionais e integração entre os participantes, o que torna a festa muito mais bonita”.
A chegada em Augustinópolis está prevista para o dia 29 de abril, e no dia 30 haverá o Desfile de Muares pelas principais ruas e avenidas da cidade, além de diversas Provas em Muares, a Queima do Alho e diversas homenagens no Parque de Exposições Dilson Martins de Oliveira.
Realizada pela AMNT (Associação dos Muladeiros do Norte do Tocantins), a Tropeada de Muladeiros do Norte do Tocantins já se tornou um dos mais esperados eventos do calendário regional.
Informações e inscrições podem ser realizadas pelos telefones (63) 99977-7979/ 99983-4288. (Voz do Bico)
Confira o vídeo-convite do evento: