Para o defensor público geral, Marlon Amorim, a PEC trará benefÃcios ao povo tocantinense. Com a aprovação, os governos federal e estadual tem 8 anos para disponibilizar defensores em todas as comarcas do paÃs.
O Projeto de Emenda Constitucional PEC 04/2014, conhecido como PEC das Defensorias, foi aprovado no Senado Federal nesta terça-feira (20) e para o defensor público geral do Tocantins, Marlon Amorim, a participação do senador AtaÃdes Oliveira neste processo foi fundamental. O senador foi responsável por levar o texto da Comissão de Constituição e Justiça do Senado para a votação em plenário, onde a Emenda Constitucional foi aprovada com unanimidade.
Amorim afirmou que a PEC trará benefÃcios para a população tocantinense e lembrou o esforço do senador AtaÃdes:
- “A Defensoria Pública agradece não apenas o apoio, mas toda a articulação polÃtica do senador AtaÃdes na discussão e aprovação dessa PEC que, sem dúvidas, terá reflexos extremamente positivos para a população carente do estado do Tocantinsâ€, afirmou o defensor público.
Com a aprovação da PEC, a Defensoria Pública passa a ser uma Instituição Permanente e autônoma. Além disso, as unidades federativas e o governo federal tem um prazo de oito anos para que todas as comarcas do paÃs disponibilizem defensores públicos para a população. Atualmente apenas 28% das comarcas do Brasil contam com Defensoria Pública.
AtaÃdes Oliveira abraçou a causa dos defensores após uma reunião com os representantes da Defensoria Pública do Tocantins. O encontro aconteceu no fim de março e, na ocasião, AtaÃdes prometeu empenho para que o texto fosse votado o quanto antes: “Vou representar a Defensoria Pública do meu Estado com muito orgulho, pois conheço a importância do seu trabalho para as pessoas que mais precisam de acesso à Justiçaâ€, afirmou.