UNITINS
Os acadêmicos do Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) tiveram uma noite diferente na última sexta-feira, 9, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Um evento foi realizado em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) com o ‘Defensoria Cine’, que na ocasião exibiu o documentário: “O Silêncio das Inocentes”. Em seguida houve uma Roda de Conversa que contou com a participação do Defensor Público de Araguaína Dr. Sandro Ferreira Pinto.
O evento abordou uma reflexão e debate sobre a violência doméstica, com ênfase no fortalecimento do respeito, da luta e do combate à violência contra a mulher. Também foi retratada a realidade regional, onde muitas desigualdades se perduram até os dias atuais, com a exposição da evolução dos direitos das mulheres, tais como o direito de votar, de estudar e por fim a criação e a vigência da Lei Maria da Penha.
Para a acadêmica Hortênsia Silva de Sousa, do 1º Período de Pedagogia, a palestra foi enriquecedora, “muitas vezes os adolescentes, jovens e mesmo muitas mulheres adultas não tem sozinha a capacidade de refletir, de procurar uma delegacia de polícia para falar dos maus tratos, que muitos homens causam, e muitas vezes por falta de informações, e com essa formação de hoje as mulheres aprenderam a lutar pelos seus direitos e dever na sociedade”, afirmou.
A professora Vera Lúcia de Andrade, Assessora Pedagógica do Câmpus, destacou a importância do evento. A “abordagem como essa é de extrema importância para a Universidade, pois as mulheres sentem que tem que ser respeitadas, amadas e valorizadas, mesmo sendo a maioria o números de mulheres, ainda sentem a diferença no meio da sociedade”, acrescentou.