Facebook
10/09/2024 - 15h33m

TERMO

Defensoria Pública assina TAC que viabiliza energia para famílias assentadas no Projeto Sampaio

Por Bico 24 Horas

TAC foi assinado no sábado último, 7, na sede da Defensoria Pública em Augustinópolis.

Termo de Ajustamento de Conduta é resultado de atuação da Defensoria Pública (Foto: Amanda Germiniani)

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), juntamente com o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), o Governo do Estado do Tocantins, a Energisa e a Assembleia Legislativa (Aleto), assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que visa garantir o acesso à energia elétrica para 599 famílias assentadas no Projeto Sampaio, localizado na região do Bico do Papagaio.

Resultado de tratativas do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Araguaína, o TAC foi assinado no sábado último, 7, na sede da Defensoria Pública em Augustinópolis, com a presença do presidente da Aleto, deputado estadual Amélio Cayres, promotor de justiça de Augustinopolis, Elizon de Sousa Medrado, Claudiane Soares de Souza representando o assentamento Marielle e Lino Soares representando o assentamento Santa Luzia, dentre outras lideranças comunitárias dos demais assentamentos.

Para o coordenador do Nuamac Araguaína, defensor público Sandro Ferreira Pinto, o Termo de Ajustamento de Conduta é um importante passo para a garantia de direitos das famílias que residem no assentamento, considerando que energia elétrica é direito humano básico. 

O acesso à rede de energia elétrica é condição basilar para o exercício de uma vida minimamente digna, razão pela qual integram tais serviços, ao lado de saúde, educação, etc., conteúdo do chamado mínimo existencial – núcleo irredutível de direitos qualquer ser humano possui”, aponta o documento.

O TAC prevê que a empresa concessionária de energia realize todas as obras necessárias para fornecer energia elétrica aos assentamentos dentro do Projeto Sampaio, conforme os cadastros prévios das famílias, respeitando as normas técnicas e de segurança.

O documento estabelece, ainda, que as famílias cadastradas sejam incluídas no Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, Luz para Todos, do Governo Federal.

A assinatura do TAC contou com a presença de lideranças dos assentados (Foto: Amanda Germiniani)

O TAC foi assinado na sede da Defensoria em Augustinópolis (Foto: Amanda Germiniani)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS