COOPERAÇÃO
Cooperação articula e organiza os esforços para melhorias na capacidade de atuação no enfrentamento às emergências que envolvem doenças em animais.
Com o objetivo de priorizar a preparação e a resposta em uma possível emergência sanitária decorrente de doenças que afetam animais e têm grande impacto econômico, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e a Defesa Civil Estadual reuniram-se nesta quinta-feira, 3, para alinhar um Termo de Cooperação Técnica visando eficácia na capacidade de atuação coordenada.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Erivaldo Alves, a resposta rápida e oportuna reduz impactos econômicos aos envolvidos e ao meio ambiente. “Esperamos que desastres nunca aconteçam, mas temos que estar sempre preparados para atuar em uma situação real envolvendo doença animal. A partir de agora, vamos traçar o planejamento para darmos o apoio”, ressaltou.
O diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal, Márcio Rezende, destacou que a interação com a Defesa Civil é um fortalecimento à defesa agropecuária tocantinense, pois estabelece mais preparo em situações de emergências que demandam medidas de prevenção, controle e de contenção de riscos de forma qualificada e eficaz.