CONSULTORIA PARA FOMENTAR TURISMO NO TO
Os Representantes da empresa Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), Pedro Campilho e Ana Carolina Gomes, realizaram na manhã desta segunda-feira, 15, uma visita de cortesia ao presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra. A Empresa SPI é a líder de um consórcio, que venceu uma licitação para a Elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS). A SPI em conjunto com os técnicos da Adetuc realizou, no período de 08 a 12 de abril, Workshop Estratégicos nas cidades de Araguatins, Araguaina, Peixe e Natividade.
No encontro com o presidente da Adetuc, a equipe tratou sobre o andamento dos trabalhos e da assinatura do Aditivo do contrato para extensão do prazo de entrega do relatório final.
O objetivo do Workshop foi apresentar o Plano de Ação definido para a região e priorizar ações para desenvolver o turismo. Os eventos seguem com o levantamento turístico realizado com os atores políticos dos municípios, em outubro de 2017, e dos Workshops para apresentação de estratégias para a região, em junho de 2018.
Pelo contrato, as empresas que integram o consórcio, sendo duas brasileiras, uma espanhola e uma portuguesa, têm a missão de realizar o relatório de capacitações e visitas técnicas para elaboração da política estadual de turismo e planejamento de quatro regiões turísticas ( Bico do Papagaio, Serra Gerais, Vale dos grandes Rios, e o município de Peixe).
“A informação do estudo dessas regiões turísticas, por meio de relatório, é de fundamental importância e servem de base para o planejamento de ações e futuros investimentos do Estado para fomentar o turismo nessas regiões’, pontuou Tom Lyra.
A próxima etapa é a abertura da consulta pública do material coletado nos municípios para as análises dos mesmos, e que serão encaminhados para a finalização dos trabalhos.
Intercâmbio
Técnicos da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Estado (Adetuc) realizam intercâmbio internacional técnico-científico a fim de adquirir conhecimentos para fomentar a gestão do turismo no Tocantins. A delegação, formada por quatro técnicos da Adetuc, visita Foz Iguaçu, no Paraná, e os países da Argentina e Uruguai.
O roteiro da viagem contou com visitas em regiões que apresentam semelhanças de vocação e segmentos turísticos trabalhados no Tocantins.
A viagem foi uma das etapas que fazem parte da execução do acordo de empréstimo do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) e entre o governo do estado do Tocantins e o Banco Internacional para Reconstrução do Desenvolvimento (Bird).