A deputada Estadual, Solange Duailibe (PT) requereu, à Secretaria da Educação, a criação e implantação da Escola Estadual Técnica Agropecuária, no distrito de Taquaruçu, em Palmas. O requerimento será votado ainda nesta semana, durante as sessões pelnárias.
A parlamentar explica que a referida escola vai atender as inúmeras demandas da região, tendo em vista os diversos assentamentos implantados em Palmas.
“Menos de 30% dos jovens de 18 a 24 anos chegam ao ensino superior, especialmente aqueles que residem na zona rural. A educação profissionalizante, além de prepará-lo para o mercado de trabalho, incrementa as atividades laborais praticadas na região†– enfatiza a deputada.
Vencer distâncias
Solange Duailibe destaca que a localização periférica de Taquaruçu e das populações rurais é um obstáculo que precisa ser vencido pelo poder público.
“É dever do Estado atender as necessidades do cidadão na localidade em que ele reside e a juventude dessa região está carente de equipamentos públicos que atendam essa parcela da sociedade†– argumenta a deputada, acrescentando que o centro de estudos técnicos vai também ao encontro dos arranjos produtivos regionais e locais e vai gerar desenvolvimento educacional, cientÃfico e tecnológico ao Estado.