DEFESA DO AGRONEGÓCIO
“Nosso objetivo principal é garantir que o agronegócio tocantinense seja valorizado e tenha as condições necessárias para se tornar cada vez mais competitivo”, afirmou o parlamentar.
A abertura oficial da Agrotins 2023 foi marcada pelo lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Agronegócio do Tocantins. A iniciativa foi uma solicitação do deputado Gutierrez Torquato e terá na vice-presidência o deputado Eduardo Mantoan.
“Nosso objetivo principal é garantir que o agronegócio tocantinense seja valorizado e tenha as condições necessárias para se tornar cada vez mais competitivo. Para isso, devemos incentivar a inovação tecnológica, a capacitação profissional, a melhoria da infraestrutura logística e o acesso a mercados nacionais e internacionais. Além disso, precisamos fortalecer a parceria entre os produtores rurais, as instituições de pesquisa, as empresas do setor e o governo, de forma a impulsionar a produtividade e a competitividade do agronegócio do nosso Estado”, afirmou o parlamentar.
O deputado Mantoan ainda destacou o papel da Frente Parlamentar no fortalecimento da agricultura familiar. “É preciso reconhecer o trabalho dos agricultores familiares na produção de alimentos, na preservação da cultura local e na geração de renda no campo. Estou ciente da importância de garantir o acesso a crédito, assistência técnica, educação e capacitação, permitindo que eles desenvolvam seu potencial máximo”.
O evento de lançamento da Frente Parlamentar foi realizado em parceria com o sistema Faet/Senar, dentro da maior feira agrotecnológica da região norte do país.
Abertura oficial da Agrotins 2023
A solenidade de abertura oficial da 23ª edição da Agrotins contou com as presenças do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, o vice- presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Arnaldo Jardim, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, entre outras autoridades. Com o tema "Compliance no Agro”, este ano a expectativa dos organizadores é superar a marca de 2022, alcançando R$ 2,5 bilhões em negociações.