Facebook
05/02/2014 - 00h53m

Deputados estaduais atestam avanços da atual administração nos últimos 3 anos

Redação

Após a leitura da mensagem encaminhada pelo Governador Siqueira Campos à Assembleia Legislativa, pelo início do exercício do Parlamento estadual de 2014, deputados de diferentes partidos repercutiram as informações contidas no texto assinado pelo chefe do Executivo. Dentre os principais pontos levantados pela mensagem lida pelo secretário chefe da Casa Civil, Renan de Arimatéa, estão a recuperação do crédito do Estado junto a instituições financeiras e a restauração da capacidade de investimentos do Tocantins.

Entre os parlamentares, foram destacadas as ações do governo em áreas importantes, mesmo depois de o Estado passar por um momento de recessão econômica, causada principalmente pela desoneração do Fundo de Participação dos Estados (FPE), após redução de impostos como o IPI e o IOF.

Para a deputada Solange Duailibe (SDD), a recuperação do crédito do Tocantins frente às instituições responsáveis por financiar as obras do Estado foram um ponto crucial para as ações de governo. “Ouvindo todo o relatório que foi lido, nós percebemos todos os avanços do nosso Estado. Mesmo com todas as crises, o Estado do Tocantins tem conseguindo avançar e se desenvolver”, pontuou.

Da mesma forma, o primeiro secretário da Casa de Leis, deputado José Geraldo (PTB), destacou as ações voltadas para o fortalecimento econômico do Tocantins, a partir das micro e pequenas empresas. “Estamos aqui com a certeza de que continuaremos dando a nossa contribuição para que o governo continue levando obras que beneficiem a nossa população. Como o Tocantins sem Sede, que leva água tratada para uma população sofrida. Os nossos micro e pequenos empresários, que encontram nos microcréditos do Prodivino (Instituto Social Divino Espírito Santo) a possibilidade de crescimento”, disse.

O presidente da AL, deputado Sandoval Cardoso (SDD), lembrou as ações que possibilitaram o Estado aumentar a produção de grãos em cerca de 60% no ano passado. Para ele, o fortalecimento do setor rural contribui para o desenvolvimento do Estado. “O fortalecimento da agricultura familiar, do agronegócio. A aliança da iniciativa privada com um setor público comprometido pelo desenvolvimento do nosso Estado. Reconheço o esforço, a dedicação e o comprometimento do governo; sabemos o quanto foi feito e o quanto está por vir”, completou.

Na área da educação, o líder de governo, deputado Carlão da Saneatins (PSDB) citou os índices de aprovação dos alunos da rede pública do Estado no vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT). “Os investimentos do Estado em educação surtiram efeito. Foi comprovado que a rede estadual foi a que mais aprovou alunos no vestibular, com 83%, enquanto a rede particular aprovou apenas 13%”, lembrou.

Representante da região do Bico do Papagaio, no extremo norte do Estado, o deputado Amélio Cayres (SDD) destacou as obras do governo voltados para a região. "Quanto a obras, o doutor Renan (de Arimatéa, secretário chefe da Casa Civil) acabou de ler algumas das obras mais importantes para região do Bico do Papagaio que foi o asfalto em diversas cidades, além da reforma do Hospital Regional de Augustinópolis. São obras importantíssimas para a nossa população", completou.

Ações do governo

Em 2013, segundo mensagem do Governador, somente entre ações voltadas para a Saúde e Educação foram investidos cerca de R$ 2 bilhões do orçamento estadual.

Como medida para restauração do sistema de Saúde, que há quase 10 anos não recebia investimentos concretos, o governo do Estado iniciou as obras de ampliação do Hospital Geral de Palmas (HGP) e autorizou a construção dos Hospitais Gerais de Araguaína (HGA) e Gurupi (HGG), além de obras em diversas unidades hospitalares de menor porte.

Para a Educação, o principal foco da gestão estadual foi a implantação e o fortalecimento da modalidade de ensino em tempo integral, além da reforma e ampliação de 538 unidades escolares do Estado. Ao todo, foram investidos R$ 1,16 bilhão no sistema de ensino do Estado e foram implantadas 50 Escolas de Tempo Integral por todo o Tocantins.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS