Com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (DEM), o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, celebrou na manhã desta terça-feira, dia 1º, a missa mensal realizada pelo Legislativo tocantinense. Dentre as intenções da celebração, foi colocado o inÃcio do Mês da BÃblia, comemorado pelos fiéis católicos em setembro.
Dom Pedro dedicou a missa aos parlamentares e à s suas atividades, aos servidores da Casa e à Semana da Pátria. Na homilia o celebrante tratou do sentido da palavra “autoridadeâ€, explicando que ela pode significar, conforme o latim, autoria e não poder como mandatário. Ressaltou que Jesus falava com autoridade e eficácia, pois suas palavras tinham resultados imediatos e práticos.
No fim da celebração, foi apresentado um vÃdeo da Fazenda da Esperança mostrando a superação de jovens que foram vÃtimas das drogas. Dom Pedro fez o convite para o evento “Forte Sem Violênciaâ€, a ser promovido pela Fazenda nas noites dos dias 11 e 12 deste mês, no Espaço Cultural, em Palmas. O evento contará ainda com oficinas de dança e teatro, e com o musical Street Light, apresentado pelo grupo Gen Rosso.
O padre contou que, mediante orientação do Papa Francisco, o dia 1º de setembro torna-se a data especial para que o mundo se una em oração pelo cuidado da Criação. A missa foi celebrada também em intenção dos aniversariantes dos meses de agosto e setembro, dos deputados falecidos, como Raimundo Moreira, e dos servidores da Casa que já partiram desta vida, como Tânia Moura, Antônio Filho e Zuleide Pereira Leite.
Os demais parlamentares que assistiram à missa foram Olyntho Neto (PSDB), Rocha Miranda (PMDB), Mauro Carlesse (PTB), Nilton Franco (PMDB). A deputada Valderez Castelo Branco (PP) realizou a leitura da missa. (ElpÃdio Lopes)