SUS
Na próxima segunda-feira, 20, a Secretaria de Estado de Saúde, através da área de assessoramento da Hanseníase promoverá uma atualização para os médicos dermatologistas do Hospital Regional de Augustinópolis. O curso vai acontecer em Palmas, no anexo I, da Secretária de Estado da Saúde.
“O objetivo é manter os profissionais atualizados, tendo uma conduta única no atendimento aos pacientes acometidos pela hanseníase e assim ter um controle desse agravo que é de grande importância para a saúde pública” destacou a técnica da hanseníase, Liz Freire.
Ainda segundo a técnica, o curso será ministrado pelo Dr. Marco Andrey Cipriani Frade, professor da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto), assessor da Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação(CGHDE) do ministério da saúde, Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Coordenador Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária – Hanseníase
Dados epidemiológicos
Em 2016, o Tocantins teve um total de 1.585 casos diagnosticados, sendo 1.327 casos novos e 258 que já foram tratados anteriormente.
Os municípios que mais apresentaram casos foram: Augustinópolis, Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso, São Valério da Natividade, Porto Nacional, Colinas, Guaraí e Santa Fé do Araguaia.
Neste ano, o Tocantins apresenta um total de 1.159 casos diagnosticados, sendo 940 casos novos e 46 que já foram tratados anteriormente. Os municípios que apresentam maior número de casos até o momento são: Palmas, Araguaína, Paraíso do Tocantins, Santa Fé do Araguaia, Gurupi, Porto Nacional.