Acontece neste sábado, na 10ª Fecoarte, o desfile “Palmas para Tocantins†coleção 2012, com novas peças e adornos em capim dourado, palha e tecidos produzidos pelas artesãs das regiões do Bico do Papagaio e Jalapão. Os produtos são frutos dos cursos, oficinas e consultorias realizadas no interior do Estado ministrados pelos designers Renato Imbroisi e Mônica Severo, do projeto Trabalho, Artesanato, Turismo e Autonomia das Mulheres, resultado de convênio celebrado entre a Fundação Cultural do Tocantins e a Secretaria de PolÃticas Públicas para as Mulheres do Ministério da Cultura (Minc) em parceria com o Sebrae/TO.
“Esta coleção traz novidades e peças com formatos inovadores que valorizam ainda mais o artesanato tocantinense, e representam o potencial de nossas artesãs, que atuam com competência e habilidade nesta arte artesanalâ€, comemora a secretária Kátia Rocha. Ela acrescenta ainda que este é o resultado de um trabalho que há mais de um ano a Secult vem executando em parceria com o Sebrae, de qualificação das artesãs. O desfile, que é patrocinado pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) traz os temas Novas Texturas, Tingimento Vegetal, Formas e Volumes, Tramas e Cores e será realizado à s 20 horas na passarela montada em frente ao palco Memorial Coluna Prestes na praça de alimentação da Feira, quando também será apresentado o catálogo de produtos da coleção.
Coleção
A coleção ‘Palmas para Tocantins’ traduz a diversidade da paisagem das regiões do Jalapão e do Bico do Papagaio, nas cores do tingimento vegetal em que são usados pigmentos naturais extraÃdos do urucum, do genipapo e do açafrão, na variação das texturas produzidas através de novas técnicas de trançado, no acabamento e na matéria-prima utilizada: as fibras do babaçu, do buriti e do capim dourado, caracterÃsticas daquelas regiões e com foco na sustentabilidade.