TOCANTINS
“Com certeza vai me ajudar a arrumar um emprego lá fora”, disse um dos detentos participantes da capacitação.
Com foco na profissionalização e reinserção social por meio do trabalho para as pessoas privadas de liberdade, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ofertou na última semana o curso de Manejo de Mandioca para 18 detentos da Fazenda Penal de Cariri do Tocantins.
O curso, que é coordenado pela Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e ao Egresso da Seciju, teve carga horária de 60 horas e abordou técnicas adequadas no manejo da cultura da mandioca desde o plantar até a comercialização.
O chefe da Unidade Penal, Paulo Sérgio, afirma que encerrar mais um curso profissionalizante na Unidade, reforça o compromisso da gestão com a reinserção social. “Ficamos felizes em formar mais uma turma de detentos que sairão da Unidade capacitados para atuarem no mercado de trabalho, objetivando diminuir a reincidência criminal e contribuir para um bom retorno à sociedade”, disse o gestor.
“Achei muito bom esse curso e aprendi muitas coisas que eu não sabia, como o cozimento e o descasque para o congelamento. Com certeza vai me ajudar a arrumar um emprego lá fora”, disse um dos detentos participantes do curso.
Conteúdo aplicado
Durante o curso que durou uma semana, os detentos puderam aprender sobre cultivo; coleta de amostra de solo; correção e adubação; seleção, produção e conservação; plantio; controle de pragas, doenças e plantas invasoras; mercado e comercialização, entre outros conteúdos.
“Ministrar esse curso foi gratificante e inovador. Para mim, foi uma lição de vida estar aqui com os detentos que foram bastante receptivos ao curso”, disse o instrutor, James Lages.