VISTORIAS
Vistorias no Bico do Papagaio serão de 27 de fevereiro à 11 de março, dividas por duas regionais.
O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) deu início ao calendário para a inspeção dos veículos que realizam o transporte escolar nos 139 municípios do estado. O cronograma de vistoria destes veículos estabelecido para o primeiro semestre deste ano começa dia 23 de fevereiro e vai até 01 de abril de 2023. No Bico do Papagaio as inspeções iniciam hoje, 27, confira AQUI o cronograma de cada município biquense.
A vistoria escolar é um procedimento semestral necessário para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança. Durante o procedimento, são verificados itens como: faixa horizontal com a inscrição “Escolar”; cronotacógrafo (equipamento para medir velocidade); cintos de segurança; extintor de incêndio com carga de pó químico seco ou de gás carbônico; dispositivos próprios para a quebra ou remoção de vidros, em casos de acidentes; lanternas de luz branca, fosca ou amarela que devem estar fixadas na parte superior dianteira do veículo, e de luz vermelha nas extremidades da parte superior traseira.
O gerente de Fiscalização do Detran/TO, Enildo Leite, explicou o processo. “O Detran/TO comunica a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), a qual entra em contato com as administrações municipais, que tem a incumbência de divulgar os dias de inspeção em seus respectivos municípios. Todos os veículos, sejam eles terceirizados ou oficiais, precisam do laudo”. Após as vistorias, laudos são oficializados juntamente no Ministério Público, para não haver casos de improbidade para os gestores.
O presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, destaca que a vistoria periódica dos veículos escolares é extremamente importante, porque assegura a manutenção dos níveis de segurança nesta atividade tão fundamental para o desenvolvimento social da população de nosso Estado. “Precisamos que os condutores tenham consciência de sua responsabilidade submetendo seus veículos à inspeção, com documentos e equipamentos exigidos, para garantir um transporte escolar humanizado e tranquilo”.
As ações ocorrem semestralmente, e sem os laudos os veículos e motoristas não podem realizar o transporte escolar. Também é verificada a formação dos condutores, além das condições do veículo, mecânica e equipamentos de segurança, entre outros itens para a garantia de segurança das crianças e para garantir respeito à legislação de trânsito.