SAÚDE
Do Bico do Papagaio, esteve presente no encontro, a Diretora do Hospital Regional de Augustinópolis, Cristiane Costa Uchoa.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Afonso Piva, esteve presente na manhã desta segunda-feira, 28, em reunião com todos os diretores das unidades hospitalares e superintendentes da SES. O encontro teve como intuito deliberar sobre a otimização dos trabalhos prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o gestor da pasta, Afonso Piva, no encontro, foram propostas ações para melhorar a assistência aos pacientes. “Essas reuniões são rotineiras e necessárias, pois nelas são debatidas quais medidas precisam ser tomadas para ofertar mais qualidade nos serviços prestados”, afirmou. O secretário complementa que a atuação da SES é voltada para atender as demandas da sociedade, “nós trabalhamos para a população, então, para que esse trabalho seja de excelência, precisamos trabalhar juntos, procurando sempre o melhor”, frisou o secretário.
“Nós queremos que nossas unidades ofertem qualidade e eficiência na assistência aos pacientes”, enfatizou a superintendente de Unidades Próprias da secretaria de Estado da Saúde (SES), Elaine Sanches, que explicou “as pautas debatidas, neste encontro, irão auxiliar no trabalho de desenvolvimento dos serviços já prestados”, afirmou Elaine Sanches.
A superintendente esclareceu ainda que “informamos aos diretores que serão ofertados, a eles e suas equipes, cursos de capacitação, a fim de qualificá-los para desempenharem suas funções. Sabemos que a reciclagem e a capacitação contínua são primordiais para o bom desenvolvimento de qualquer atividade”.
Do Bico do Papagaio, esteve presente na reunião, a diretora do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), Cristiane Costa Uchoa.
Pautas discutidas
No encontro, os diretores foram informados de que serão ofertados, nos próximos meses, dois cursos de qualificação aos servidores das unidades hospitalares. O primeiro será para a formação de administradores hospitalares, direcionados aos diretores. A segunda qualificação será para servidores da linha de frente do atendimento a pacientes vítimas de violência sexual. Integram o curso de qualificação temas relacionados a procedimentos de abordagem e assistência a esses pacientes.
As capacitações serão ofertadas pela Escola Tocantinense do SUS Doutor Gismar Gomes (ETSUS) e estão em fase final de avaliação pela escola. Após os trâmites, serão divulgados os editais com informações sobre inscrições.
Também foi debatido o avanço na realização das cirurgias eletivas nas unidades hospitalares, além de como pode ser otimizado o serviço em todos os hospitais.