EDUCAÇÃO
Na pauta, ações pedagógicas e administrativas voltadas para o desenvolvimento da educação.
O secretário executivo, Fábio Vaz, respondendo pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), recebeu nesta terça-feira, 30, os titulares DRE de Araguatins, Tocantinópolis e de mais 11 Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DRE) para o fechamento do ano letivo e realização de planejamento pedagógico e administrativo.
Conforme explicou Fábio Vaz, o desejo da gestão é somar com o trabalho desenvolvido na rede estadual de ensino. "Nosso foco é a valorização dos profissionais da educação, promovendo melhores condições de trabalho, com um olhar bastante voltado para os professores, resgatando benefícios que há muito tempo estão esquecidos, garantindo melhorias em todo o processo de formação dos nossos estudantes", apontou.
Dentre as ações previstas, ainda para este ano, estão atividades educativas culturais que envolverão estudantes de unidades de ensino de todas as Regionais, como a final do Canta Tocantins e a Pesquisa Juventudes e a Pandemia. Também foram apresentadas iniciativas voltadas ao incentivo para o aperfeiçoamento de estudos dos profissionais da educação.
"Nosso objetivo é desenvolver um planejamento participativo, em que cada gestor das regionais trará a sua contribuição e esclarecerá suas dúvidas no que se refere às pautas ligadas às diferentes linhas de atuação da Seduc: administrativa, pedagógica, transporte escolar, recursos humanos, infraestrutura, entre outras”, ressaltou o secretário.
Planejamento
A diretora Regional de Araguatins, Joelma Vieira Lopes, destacou a importância de momentos como esse. "A educação é feita de planejamento, e também avaliação do processo. Esta reunião concretiza a teoria assim como a prática. Com a chegada do novo secretário executivo Fábio Pereira Vaz, nós tivemos um momento de apresentação do mesmo junto a equipe de diretores Regionais, em que foi realizada uma reflexão do trabalho realizado até o momento, do planejamento e o encerramento do ano letivo, com as atividades essenciais para uma conclusão deste com êxito. Tratou-se, na ocasião, da formação do Novo Ensino Médio, em que terá alterações para ano vindouro. Frisou-se sobre a avaliação do SAEB, que foi aplicado recentemente na regional de Araguatins e em todo o Brasil, e apresentação da minuta do calendário escolar para o ano de 2022. Esses encontros sempre nos remete a pensar na continuidade da educação com sucesso, sempre idealizando a oferta de uma educação de qualidade para os nossos alunos", ressaltou.
O diretor regional de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho, frisou que foi uma reunião de alinhamento das ações de encerramento do ano letivo, dando segurança e tranquilidade as Diretorias Regionais e especificamente as Unidades Escolares. "Assim como também, nos foi apresentado uma proposta do calendário escolar para 2022 com aulas presenciais e com entendimento que ainda estamos numa pandemia que podemos replanejar de acordo com o aumento ou declinio da Covid, enfim foi uma reunião dinâmica e produtiva. Tivemos a oportunidade de conversar individualmentecom o Prof. Fábio, apresentando as demandas de cada Regional, para que o mesmo possa ter condições de propor novas, fortalecer as ações previstas neste ano e melhorar as futuras para obtermos resultados educacionais dos nossos edtudantes com qualidade", pontuou.