1º, 2º E 3º LUGAR
Acadêmicos do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), dos Câmpus de Augustinópolis, participaram do X Congresso Internacional de Direitos Humanos realizado entre os dias 6 e 8 de novembro pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, em Palmas. Durante o evento, os estudantes participaram de palestras, minicursos e apresentaram trabalhos acadêmicos. Os alunos concorreram com trabalhos de universidades de diversos estados e os representantes do Câmpus Augustinópolis tiveram trabalhos premiados em 1º, 2º e 3º lugar.
O evento contou com conferencistas do Brasil, Estados Unidos, França, Espanha, Bélgica e Angola e teve como tema principal “Segurança Humana e Desenvolvimento Socioambiental”. Os alunos puderam apresentar seus trabalhos para magistrados e comunidade durante o dia 08/11, abordando temas como a inclusão de quilombolas, remissão de pena e edição genética em humanos a partir da técnica "crispr-cas9".
As alunas Poliane Cardoso e Shamara Pinheiro conquistaram o 1º e 3º lugar de premiação com os trabalhos: Implicações éticas e legais da edição genética em humanos a partir da técnica "crispr-cas9" e Percepção dos presos em relação ao instituto da remissão de pena. O 2º lugar ficou com o acadêmico Thiago Alencar, que apresentou sua pesquisa sobre Jurisdição e Território: o (re)conhecimento da comunidade quilombola Ilha de São Vicente e o estado da arte no sistema de proteção aos direitos humanos. Os três são discentes do Câmpus de Augustinópolis.
“Levar o nome da nossa universidade e apresentar nossa pesquisa para alunos e magistrados do Brasil e do mundo é muito significativo para nós. Além de sermos alunos do interior do Estado, o reconhecimento se torna ainda maior. Estamos felizes pelo incentivo à pesquisa e por termos sido premiados em todas as colocações da premiação. O resultado da nossa pesquisa é muito gratificante e nos incentiva a continuar pesquisando e desenvolvendo trabalhos e ideias novas”, comenta a acadêmica Shamara Pinheiro, que apresentou os trabalhos premiados em 1º e 3º lugar.
O Congresso Internacional em Direitos Humanos é realizado anualmente pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), como atividade do Programa de Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, oferecido em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).