EVENTO
A comemoração no evento contou com apresentação cultural, palestra e apresentação do funcionamento da universidade.
A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Esporte, encerrou na quarta-feira, 16, o evento de recepção geral aos calouros com programação para os acadêmicos de Letras e Pedagogia do Câmpus Araguatins. Seguindo o mesmo padrão dos eventos realizados nos outros câmpus, a comemoração contou com apresentação cultural, palestra e apresentação do funcionamento da universidade.
O momento cultural foi promovido pelo cantor convidado Axel Gutemberg, que contou com a participação da egressa do curso de Letras, Rosy Mikaelle. Logo depois, a equipe da Proex foi apresentada aos novos acadêmicos. O evento foi aberto pela pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Vicente, que deu as boas-vindas aos calouros em nome da Reitoria da Unitins. Também fizeram uso da palavra a coordenadora de Assuntos Comunitários e Esporte, Ana Márcia Gurski; e a coordenadora de Programas e Projetos Culturais, Núbia Pontes. O professor de Educação Física, Neto Avelino, membro da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e Esportes, também foi apresentado aos acadêmicos.
Kyldes Vicente também ressaltou a relevância do projeto de extensão “Memória Institucional”, que busca preservar a memória da Unitins e um pouco da própria história do Tocantins. “Se vocês tiverem fotos, imagens antigas da Unitins, procurem a Proex, comuniquem a gente, cedam esse material, para que possamos avançar no desenvolvimento desse projeto”, ressaltou.
A palestra “Como aproveitar de verdade sua vida acadêmica”, ministrada pela professora mestre Maria Tereza Ribas, prendeu a atenção dos acadêmicos, que ficaram interessados nas cinco dias que servem de norte para que os calouros passem pela graduação da forma mais produtiva possível.
“O evento foi maravilhoso e gostei muito da palestra, porque eu sou uma pessoa meio desorganizada. Mas, essa palestra da professora Maria Tereza me ajudou bastante porque eu quero ser mais organizada com as questões da universidade, quero aproveitar as oportunidades e com certeza, depois de hoje, eu sei por qual caminho devo seguir”, contou a caloura de Letras, Maria Francilene Souza da Silva, de 21 anos.
A acadêmica do 1º período do curso de Pedagogia, Lucivane Fernandes Lima, de 30 anos, também pontuou a relevância do evento para os estudantes que estão iniciando a graduação. “Achei a programação de grande importância, pois quando a gente chega na universidade não conhece o funcionamento da instituição. Com o passar do tempo vamos conhecendo o câmpus, as metodologias, os projetos… Eventos como esse, organizados pela universidade, nos ajudam nesse processo”, disse.
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários comemorou o encerramento de mais um ciclo de recepção aos calouros e destacou a empolgação dos novos alunos. “O que podemos observar desses encontros é que os alunos estão motivados, principalmente com esse retorno das aulas presenciais, e isso é bastante importante para nós, que estamos preparando muitas ações para este ano. A gente trouxe uma palestra bem focada na vida acadêmica para eles sentirem e entenderem essa nova etapa de suas vidas. Foram ações bem pontuais e importantes para esse início de semestre. Aproveito para agradecer a todo apoio da reitoria da Unitins para que a gente pudesse realizar tudo isso”, assinalou.
Para a coordenadora de Assuntos Estudantis e Esporte, Ana Márcia Gurski, que esteve à frente da organização do evento de recepção geral aos calouros, o saldo foi extremamente positivo. “Fechamos nossa programação de recepção aos calouros com êxito. Foram dias de muito trabalho, nos quais tivemos o privilégio de estar próximo dos alunos nos seus respectivos câmpus, proporcionando conhecimento acadêmico e integração entre os cursos. Gostaria de agradecer a reitoria, que nos deu total apoio para a realização das ações, bem como a dedicação dos colaboradores de todos os câmpus e o apoio das entidades estudantis”.
Durante a programação, os calouros também conheceram as representações estudantis do Câmpus Araguatins, por meio dos representantes locais do Diretório Central dos Estudantes da Unitins (DCE), dos Centro Acadêmicos e da Atlética Soberana, que representa os cursos de Letras e Pedagogia, além de ouvirem depoimentos das egressas Rosy Mikaelle e Laysse Suellen, letróloga e pedagoga, respectivamente.