JOGOS INTERNOS
Foram disputadas pelo Jogos Internos Unitins, as modalidades queimada (masculino e feminino), truco, atletismo, futevôlei e futsal (masculino e feminino).
A edição 2022 dos Jogos Internos (Jiuni) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) começou neste final de semana. Em Araguatins, as disputas ocorreram na sexta-feira, 29, e sábado, 30, na quadra de esportes da Escola Estadual Aldinar Barros de Carvalho, ao lado do Câmpus Araguatins. Foram disputadas as modalidades queimada (masculino e feminino), truco, atletismo, futevôlei e futsal (masculino e feminino).
A competição foi equilibrada, mas o curso de Pedagogia somou uma vitória a mais e levantou troféu no Truco, atletismo, futevôlei e futsal masculino. Já o curso de Letras s ficou com o primeiro lugar na queimada (masculino e feminino) e no futsal feminino. Para o presidente da Atlética Soberana, que representa os dois cursos, o acadêmico de Letras, Thalysson Patrick Dos Santos Marinho, o evento foi importante para proporcionar integração entre os estudantes.
“Apesar de ser uma competição, o Jiuni tem uma relevância muito grande na unificação do câmpus. É um evento que traz à tona muitas emoções e o esporte é a melhor forma de buscar essa interação. Independentemente dos resultados, todos estão de parabéns, tanto os atletas, quanto as torcidas. Parabéns também à direção do câmpus que fez um belo evento. Esperamos que na etapa estadual do Jiuni sejamos ainda mais animados e competitivos para buscar bons resultados para o Câmpus Araguatins”, pontuou Thalysson.
Na etapa local do Jiuni Araguatins, a disputa começou pela queimada, logo após a cerimônia de abertura oficial presidida pelo diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes. Na mesma noite, foi realizada a disputa do truco. No sábado pela manhã, os atletas acordaram cedo para participar do atletismo e à tarde, as disputas do futsal masculino e feminino fecharam com chave de ouro a competição.
Para quem garantiu o troféu e a vaga na disputa estadual, fica a comemoração e a ansiedade pelas próximas disputas. “Foi muito bom participar de novo de um Jiuni. Nós estávamos há dois anos sem participar de competições aqui na universidade por causa da pandemia. A última vez foi em 2019, quando nós também passamos, mas não pudemos ir porque logo veio a pandemia. Essa retomada foi bastante significativa e as vitórias ainda mais. Foi muito bom levar os títulos para Letras e vai ser muito bom disputar com os outros câmpus”, comemorou a acadêmica Welmisclene Ferreira, que conquistou troféu nas modalidades queimada e futsal feminino.
Comemoração também por parte do acadêmico de Pedagogia Rafael Brito. “Fiquei muito feliz de ganhar no futevôlei, ajudar minha equipe a ganhar o troféu do futsal e ter recebido o troféu de melhor goleiro. Quero parabenizar à equipe administrativa da Unitins que se empenhou para realizar um ótimo Jiuni, além de estender os parabéns também para os dois cursos pela participação das disputas e pela torcida. Tanto na modalidade individual, quanto coletiva, acredito que o Câmpus Araguatins será muito bem representado a etapa estadual do Jiuni em Paraíso. Não sei se iremos ganhar, mas vamos dar muito trabalho para as outras equipes, visto que somos os atuais campeões do Jiuni estadual no futsal masculino e feminino”, prometeu Rafael.
O diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, aproveitou para agradecer a colaboração de toda a equipe e parabenizar os acadêmicos. “A realização da etapa local do Jiuni só foi possível graças ao esforço e à dedicação de cada um dos nossos servidores e acadêmicos envolvidos nesse processo. Foram dois dias de muita diversão, interação e comemoração. Queremos levar toda essa alegria para a etapa estadual”, pontuou.
Os campeões das etapas locais se reúnem para disputar os títulos na etapa estadual que neste ano ocorre no Câmpus Paraíso, com realização prevista para setembro. A coordenadora de Assuntos Estudantis e Esportes vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Ana Márcia Gurski, também comemorou o sucesso da programação. “O evento foi realizado com êxito. O Jiuni, muito esperado pela comunidade acadêmica, tem como objetivo promover qualidade de vida e integração voltada ao esporte. Parabenizo pelo empenho e dedicação, e espero os times campeões em setembro, em Paraíso, para nossa etapa estadual”.