A população vem se tornando parceira da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) no combate a irregularidades na produção ou comercialização de produtores de origem animal no Estado. Pelo Disque Defesa qualquer pessoa pode denunciar, mantendo a identidade preservada. Assim, o serviço ajuda a fortalecer as ações governamentais para coibir irregularidades e manter a sanidade da agropecuária tocantinense, além de garantir a saúde do consumidor.
De acordo com o diretor de Defesa Animal da Adapec, João Eduardo Pires, todas as demandas são encaminhadas para uma área técnica responsável. “Nós temos escritórios da Adapec nos 139 municÃpios, e quando necessário, destacamos uma equipe para ir até o local, averiguar a situação e oferecer todas as orientações para resolver algum problemaâ€, ressalta.
Nas denúncias, os casos resultam em fiscalizações nos locais e as implicações de irregularidades podem gerar multas, notificações, interdições de estabelecimentos, dentre outras medidas sanitárias. É importante que as empresas e produtores busquem as informações na Agência para funcionarem dentro da legalidade.
Para o diretor, o Disque Defesa é fundamental, pois, permite um contato direto entre comunidade e Agência. “Esse é um serviço muito utilizado pelo nosso público, principalmente, porque possibilita a resolução rápida das demandas e de forma menos burocráticaâ€, ressalta.
O número é o 0800-631122 e é utilizado ainda por produtores rurais de todo o Estado para tirar dúvidas, fazer sugestões e reclamações. Também é utilizado para a notificação sobre enfermidades que atingem a produção agropecuária.
Fale Conosco
Além do Disque Defesa, a população conta com outra ferramenta direta de comunicação com os servidores da Agência por meio do Fale Conosco, que pode ser acessado pelos sites do Governo Estadual, inclusive no da Adapec www.to.gov.br/adapec