“Carbono no solo, acúmulo e qualidade da serapilheira em sistemas de produção familiarâ€, esse é o tÃtulo do artigo produzido pelo professor do Campus Araguatins, Idelfonso Colares de Freitas, em parceria com outros professores, e publicado no v. 46 de 2016, da Revista Floresta.
O trabalho discute a sustentabilidade da agricultura familiar na região pré-amazônica, avaliada a partir do carbono que é estocado no solo, a produção e a qualidade da serapilheira (camada superficial do solo de florestas e bosques, feita de folhas, ramos etc), nos ecossistemas agrÃcolas, comparados com os ecossistemas naturais, que são as matas preservadas.
Para o professor, Idelfonso Colares, a publicação na Revista Floresta, e relevante pela sua abrangência, uma vez que ela é qualificada como Qualis B2 pela Coordenação de Apoio ao Pessoal Ensino Superior (CAPES) em uma escala A2; B1; B2; B3; B4; B5; C , sendo A2, o mais elevado, o que significa que a revista é lida por um número significativo de formadores de opinião.
Clique aqui para acesso ao artigo.
Revista Floresta
A revista Floresta foi criada em 1969 pelo Centro de Pesquisas Florestais da Faculdade de Florestas da Universidade Federal do Paraná. Esse Centro foi responsável pela sua publicação até 1987. A partir de 1988, a revista passou a ser publicada pela Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná que, em convênio com a Universidade Federal do Paraná, conta com o suporte técnico-cientÃfico dos docentes dos departamentos afins com os cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal.
A revista Floresta admite artigos originais de contribuição cientÃfica em ciência florestal e áreas afins de conservação danatureza, silvicultura, economia e polÃtica florestal, manejo florestal e tecnologia e utilização de produtos florestais. Tendo como principal missão promover e divulgar o desenvolvimento da Ciência Florestal no Brasil e no mundo.