Vários testes orais para Aids foram disponibilizados aos municÃpios tocantinenses pelo Ministério da Saúde. Os testes, que são feitos a partir da coleta de amostras da mucosa da bochecha e da gengiva, foram entregues ao governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
De acordo com a gerente estadual das DST/Aids, Sâmia Chabo, é importante lembrar que não há necessidade de coleta de amostras de sangue. “Isso facilita muito a testagem, porque não há necessidade de envio de amostras para o laboratórioâ€, destaca.
Os testes estão disponÃveis para retirada na Assistência Farmacêutica da Sesau para os municÃpios que manifestaram interesse em receber os kits, sendo eles Nazaré e SÃtio Novo do Tocantins.
Campanha
Além da oferta dos testes orais, a Sesau já realizou a distribuição de 2 milhões de preservativos e materiais educativos, além de 4 mil camisetas com foco na prevenção de Doenças Sexualmente TransmissÃveis (DST) para todos os municÃpios do Tocantins.
Em 2015, o incremento na distribuição de preservativos é de 30% com encaminhamento direto aos municÃpios. Além disso, atividades programadas em escolas de todo o Estado são parte da campanha Carnaval do Bem, realizada por meio de parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde, Juventude, Educação e Comunicação, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Agência de Defesa Social e PolÃcia Militar (PM).
Aids/HIV
O foco da campanha intersetorial este ano busca ampliar o acesso à informação sobre meios de prevenção e acesso a tratamento gratuito pelo público jovem. Dados da Sesau indicam que, com relação à faixa etária, os casos de Aids e de HIV registrados no Tocantins concentram-se predominantemente em jovens adultos com idade entre 20 e 39 anos, sendo que, nos casos de Aids, estes correspondem a 67% do total registrado no perÃodo. Em relação aos novos casos notificados no Tocantins, em 2013 foram 198 casos novos de Aids. No ano seguinte, outros 112 casos novos foram notificados.