Na tarde de quinta-feira, 27, o senador Donizeti Nogueira (PT-TO) se dedicou a visitar ministérios em busca de solução para as demandas que o povo tocantinense e servidores públicos federais apresentaram ao parlamentar.
A primeira audiência aconteceu no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a assessora especial da ministra Kátia Abreu, Iracele Santiago. Entre as demandas apresentadas, foi discutida a possibilidade de assinatura de um convênio com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) para expansão das ações de disseminação e transferência de tecnologia com foco na recuperação de pastagens degradadas, incluÃdas no programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC). As atividades seriam realizadas em parceria com a Embrapa em 27 municÃpios tocantinenses.
Donizeti discutiu com Iracele a possibilidade de que o Ruraltins possa inspecionar e fiscalizar as pequenas agroindústrias familiares do Tocantins, como fábricas de polpas de frutas, a fim de acelerar a liberação de alvarás, o que converge com o objetivo de desburocratização do Mapa.
O parlamentar requereu a liberação de R$ 5, 5 milhões para a aquisição de patrulha mecanizada para 11 municÃpios (Aurora do Tocantins, Carrasco Bonito, Couto Magalhães, Esperantina, Monte do Carmo, Muricilândia, Pindorama, Porto Alegre, Rio da Conceição, Santa Fé do Araguaia e Wanderlândia).