Facebook
31/12/2022 - 11h12m

EDUCAÇÃO

DREs do Bico trabalha competências socioemocionais para promover o desenvolvimento integral dos estudantes

Redação

Projetos promovem a valorização do educador e o protagonismo da turma e coletam evidências sobre criatividade e engajamento.

Palestra para os estudantes da Escola Estadual São Miguel, de São Miguel do Tocantins (Foto: Seduc/Governo do Tocantins)

Com o objetivo de garantir o bem-estar dos estudantes, professores e de toda a comunidade escolar da rede estadual e visando atender competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) implementou neste ano importantes projetos e ações voltadas para as questões socioemocionais. As atividades visam auxiliar na transição da crise sanitária da covid-19.

Entre as iniciativas adotadas pela Pasta, no final de março de 2022, o quadro de servidores da Secretaria da Educação passou a contar com novas categorias de profissionais: psicólogo, assistente social e nutricionista, que originalmente eram do quadro da Secretaria da Saúde e que passaram a compor a equipe multiprofissional que atua nas DREs de Araguatins, Tocantinópolis, e nas outas 11 Diretorias Regionais da Educação do estado, com ações voltadas para os estudantes e professores.

As competências socioemocionais foram trabalhadas para o período do pós-pandemia em função do processo de readaptação dos estudantes à rotina escolar presencial. A orientação da Seduc foi de que a equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos e orientadores escolares, priorizasse o ambiente de afeto e respeito mútuo, no qual os alunos conseguissem participar das tomadas de decisão e dos desdobramentos do que acontecem no dia a dia do ambiente escolar.

A atuação da equipe multidisciplinar visa fazer com que os estudantes e a equipe escolar encontrem equilíbrio para aprender, estabelecer diálogos e se sentirem parte de seu próprio processo de aprendizagem. São trabalhados temas que colaboram na concretização do projeto de vida dos alunos, pais, servidores e comunidade com o propósito de auxiliar a saúde psicológica e socioemocional.

A chefe da Unidade Técnica Educacional de Orientação Educacional da Seduc, Verny de Fátima Oliveira Fucks, explicou que a avaliação dos problemas socioemocionais dos alunos não pode ser realizada no formato tradicional, com provas ou tabelas, mas sim a partir da vivência no dia a dia, da observação do crescimento do aluno e das ações interventivas do orientador com a equipe multiprofissional que está nas escolas.

No processo pós-pandemia muitos dos nossos alunos voltaram com dores e perdas, por isso é necessário que encontrem na escola o acolhimento para que se sintam novamente pertencentes ao ambiente escolar e possam se expressar, se livrando, assim, de angústias e ansiedade que foram levadas de casa paras as nossas escolas. Os projetos socioemocionais são desenvolvidos considerando todas essas realidades”, frisa.

Planejamento Escolar

Para a execução das atividades são feitas reuniões de fluxo, lideradas por professores coordenadores de cada área, que avaliam o que deu certo ou não, e os pré-conselhos, nos quais são levantados apontamentos sobre alunos específicos – sejam preocupações ou evoluções – a fim de fazer um trabalho individualizado.

Após a realização das avaliações há o momento da devolutiva, quando os tutores falam com seus alunos a respeito do que é positivo e do que é preciso melhorar. E o plantão pedagógico, que é uma manhã à disposição dos responsáveis que desejam conversar com a equipe.

Gestão de Emoções

A técnica da Seduc, Verny de Fátima Oliveira destacou, ainda, que as escolas e Diretorias Regionais realizaram ações diversificadas visando atender as diferentes demandas das comunidades escolares. “Em São Miguel do Tocantins, foram realizadas palestras para os estudantes da Escola Estadual São Miguel. Foram inúmeras iniciativas”, elencou.

Formação

A UTE de Orientação Educacional/Núcleo Multiprofissional desenvolveu neste ano de 2022, o Volta ao Novo II, com formações continuadas voltadas para os Orientadores Educacionais, em que foram trabalhadas as competências socioemocionais a partir das cinco Macrocompetências do Instituto Ayrton Senna (IAS): Foi replicado o curso Volta ao novo II, com o estudo das Macrocompetências: Abertura ao Novo; Autogestão, Resiliência Emocional, Amabilidade e Engajamento com o outro.

Este curso foi replicado pelas orientadoras educacionais das Diretorias Regionais de Educação (DREs) em cinco módulos, entre presenciais e on-line. Outra iniciativa foi a oferta do curso sobre Acolhimento e bem-estar em sala de aula, realizado pela Seduc, a partir da parceria com a plataforma Vivescer.

Competências BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina dez competências gerais que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da Educação Básica. Além de guiar o trabalho curricular das escolas, essas diretrizes contemplam as competências socioemocionais. Nesse âmbito, o documento prescreve o desenvolvimento dos seguintes eixos: abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico); autogestão (determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade e entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); e resiliência emocional (autoconfiança e tolerância ao estresse e à frustração).

Ao unir as competências socioemocionais, determinadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação do Tocantins prioriza uma educação integral e de pleno desenvolvimento do estudante ao longo da Educação Básica, em suas múltiplas dimensões, para toda a rede estadual de ensino, sob a orientação da Unidade Técnica Executiva (UTE) de Orientação Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Verny de Fátima Oliveira Fucks diz que a avaliação dos problemas Socioemocionais dos alunos não pode ser avaliado no formato tradicional, mas sim a partir de vivências e diagnóstico no dia a dia (Foto: Seduc/Governo do Tocantins)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS