Na manhã de ontem (29) o pescador Raimundo Nonato Rodrigues Reis, de 25 anos, saiu para trabalhar e percebeu que seu instrumento de trabalho, uma rabeta, não estava mais no local onde deixara passar a noite, ou seja no cais do porto da cidade de Praia Norte. A princÃpio ele pensou que a embarcação tinha se desprendido e descido o rio Tocantins, tomou um barco emprestado e foi em busca de seu pertence.
Ao se aproximar da cidade de Sampaio observou um jovem identificado como Antonio Carlos Pereira dos Santos, remando em sua canoa e solicitou que lhe fosse entregue a embarcação, recebendo uma resposta negativa do indivÃduo. Sem saÃda, o pescador acionou a guarnição da PolÃcia Militar de Sampaio, que compareceu ao local e efetuou a detenção do autor, porém ainda faltava o motor.
Antônio disse aos militares que não lembrava onde ele e seu comparsa, Cleones Barbosa de Araújo, detido momentos após, haviam escondido o motor. Diante disto, os Policiais conduziram a dupla à Delegacia de PolÃcia Civil de Augustinópolis para prestar esclarecimentos à Autoridade Policial, sendo liberados para responderem ao processo em liberdade.
Já no fim da tarde, uma senhora conhecida como Divina, esposa do Valder, encontrou o motor escondido dentro do mato nas proximidades de sua chácara localizada à margem direita do rio Tocantins e pediu a um amigo que o entregasse ao proprietário.