GRUPO TABOCÃO
CDE/TO aprovou e a Sics assinou contrato com o Grupo Tabocão para a concessão de benefício fiscal na produção e o comércio do composto Arla, Agente Redutor Líquido Automotivo.
O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE/TO) aprovou e a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) assinou contrato com o Grupo Tabocão para a concessão de benefício fiscal na produção e o comércio do composto Arla, Agente Redutor Líquido Automotivo, que é obrigatório em todos os veículos a diesel fabricados a partir de 2012. O Arla reduz a emissão de poluentes transformando os tóxicos óxidos de nitrogênio em materiais não nocivos e é utilizado pelos veículos automotores, especialmente caminhões, que são abastecidos com o diesel S-10.
O incentivo fiscal à indústria de Arla é importante, pois ainda não existe investimento nesse setor no estado do Tocantins. Outro fator observado pelo CDE/TO para a concessão do benefício é que, por ser um produto obrigatório aos veículos de transporte e frete, a procura é grande e, com uma indústria do produto no Estado, propicia a compra no mercado interno a um custo reduzido, gerando autossuficiência e gerando emprego e desenvolvimento para a região. A indústria está localizada no município de Tabocão, região Centro-Norte do Tocantins.
O benefício fiscal está amparado na Lei Nr. 1.385/2003, que institui o Programa PROINDÚSTRIA. Na última sexta-feira, 1º, o empresário Edison Tabocão esteve na cerimônia de assinatura da concessão de incentivos ficais, que aconteceu na sede da Sics, com as presenças de empresários de outros segmentos e do secretário Humberto Lima, titular da pasta.
Edison, presidente do Grupo Tabocão, explicou que o benefício será uma oportunidade para o crescimento do empreendimento no Estado. “Esse incentivo para a fábrica de Arla é muito importante para o aumento e incremento de vendas. Isso gerará mais renda para o Tocantins e consequentemente gerar mais empregos. É fundamental essa parceria do Estado com o empresário”, afirmou o empresário.
De acordo com o Secretário e presidente do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE-TO), Carlos Humberto Lima, "possibilitar a concessão do benefício é uma das formas que o Estado utiliza para fornecer apoio ao empreendedor, que busca se estabelecer no Tocantins e alavancar o seu negócio."
Ele destacou a importância dos investimentos do Grupo Tabocão e dos demais empreendimentos no Tocantins, para a população no âmbito econômico e social. “Trabalhando com as perspectivas do governador, Wanderlei Barbosa, temos a convicção de que é a partir do incentivo ao empresário que vamos alcançar a descentralização da economia, contemplando assim todas as regiões do Tocantins e as tornando polos de crescimento econômico, de acordo com seus vocativos”, pontuou o secretário.