RELATÓRIO DAS AÇÕES
A equipe da Educação Ambiental, departamento ligado à  Superintendência de Gestão Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), alinhada à missão do órgão, concentra sua atuação no desenvolvimento socioambiental e na sensibilização das comunidades para manutenção e conservação do patrimônio natural. Neste sentido, divulgou na última sexta-feira, 14, o Relatório das Ações realizadas no 1º semestre de 2017 em cidades do Bico do Papagaio.
O superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César de Castro, destacou a atuação da Educação Ambiental (EA), Licenciamento e Fiscalização, que neste semestre teve um avanço considerável em relação ao ano de 2016. O gestor informou, no que se refere à s capacitações, o destaque foi para as oficinas de Vigilante Voluntário pelo Meio Ambiente, que "é uma forma de buscar ambientalistas e a população para trabalhar em prol as questões ambientais.  Até o 1º semestre deste o ano, a Educação Ambiental emitiu cerca de duas mil carteiras aos participantes do curso de Vigilantes Voluntários pelo Meio Ambienteâ€, relatou.
O superintendente lembrou do importante Termo de Cooperação Técnica, entre o Naturatins e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio da Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopter), sobre a pesca artesanal no Rio Araguaia.
Segundo Natal César, o Naturatins inicialmente leva a Educação Ambiental até a população, somente depois entra com a parte da punição. Para ele, muitas vezes ocorre das pessoas cometerem as infrações por não terem conhecimento da legislação. “É nosso dever fortalecer a Educação Ambiental do Naturatins, no sentido de formar multiplicadores para que essa ramificação se estenda em escolas, igrejas, sindicatos, movimentos sociais e a comunidade em geralâ€, considerou.
Protocolo do fogo no Bico do Papagaio
Em relação à s ações de sensibilização e prevenção aos focos de calor, foram implantados o Protocolo do fogo em 1 municÃpio, sendo; Santa Terezinha; sendo renovados em Tocantinópolis e Riachinho.
Com o foco de fomentar a coleta seletiva, assim como colaborar na organização de Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, nos municÃpios. Para o 2º semestre, está programada a realização de três Fóruns do Lixo & Cidadania, nos municÃpios de Tocantinópolis, São Sebastião do Tocantins e São Bento. Nestas oficinas com materiais recicláveis, são utilizadas garrafas de vinho, long neck, pets, além de potes de vidro com tampas.
Com o objetivo de fortalecer ainda mais as medidas da Educação Ambiental no Estado, no mês de setembro, o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins e integrantes da equipe da Educação Ambiental participarão em Balneário Camburiu- SC, do Fórum Nacional de Educação Ambiental.Â