EDITAL
Qualificação profissional para pessoas privadas de liberdade oferta curso em Augustinópolis e em mais 7 cidades do Tocantins.
O Governo do Tocantins publicou no diário oficial dessa terça-feira, 30, o resultado do Processo Seletivo Simplificado para Cadastro reserva de profissional para atuar como Professores Regentes e/ou Instrutores Monitores nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do programa Novos Caminhos, antigo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A oferta dos cursos, voltados para pessoas privadas de liberdade, foi viabilizada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), atendendo a solicitação da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).
O edital, disponível também no site da Seduc, apresenta a relação dos classificados para atuação nos cursos de Auxiliar Pedagógico, Agricultor Familiar, Cabeleireiro, Mecânico de Refrigeração Residencial, Pedreiro de Alvenaria e Pintor de Obras Imobiliárias.
A previsão é que as aulas de quatro turmas iniciem no primeiro semestre de 2021, e outras quatro turmas no segundo. Cada uma das oito turmas vai atender 15 reeducandos, nos municípios de Augustinópolis, Formoso do Araguaia, Guaraí, Natividade, Palmas, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins e Talismã.
Conforme a coordenadora administrativa adjunta do Pronatec no Tocantins, Glauce Gonçalves da Silva Gomes, a oferta dos cursos terá impacto positivo na vida dos cursistas.
"Os cursos incentivam os participantes a já exercer a profissão após sua finalização, como pintor de obras imobiliárias, ou mesmo o agricultor familiar. O cursista pode exercer atividade autônoma ou a prestação de serviço com qualificação imediata na sociedade. É uma oportunidade de iniciar uma carreira profissional, com aprimoramento".
As aulas serão realizadas na modalidade presencial, de acordo com o calendário, podendo haver alteração no cronograma de oferta, em cada município.
O edital com a classificação dos profissionais está disponível no site da Seduc.