SEDUC
Além das vagas nas DREs de Araguatins e Tocantinópolis, há vagas em mais 8 Diretorias Regionais de Educação.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Programa Aprendendo Idiomas nas Escolas, inicia nesta segunda-feira, 12, a rematrícula de estudantes e profissionais de educação para cursos de idiomas. O período para rematrículas é entre 12 e 15 de junho. Já para aqueles que irão iniciar um novo curso, o período de matrícula é entre 16 e 23 de junho.
Os cursos, destinados a estudantes da rede estadual de educação e a servidores públicos do Estado, serão ofertados em dez Diretorias Regionais de Educação, como especificado a seguir: Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Tocantinópolis, Miracema, Pedro Afonso, Paraíso e Porto Nacional.
As línguas são Inglesa, Espanhola e Libras. Para efetivar as inscrições, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: Certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, Cartão de vacinação, comprovante de endereço. Para comprovação de vínculo, o servidor público estadual deve apresentar o contracheque; já os estudantes devem apresentar e declaração de matrícula, como pertencente à rede Estadual.
Os interessados devem procurar a sede das diretorias de Educação a qual sua escola pertença para mais esclarecimentos. A coordenadora do Programa Idiomas nas Escolas, Fabiana da Silva Medeiros, comenta sobre as vantagens de conhecer um novo idioma. “O estudo de um idioma possibilita aos estudantes novos conhecimentos sobre a língua estudada e amplia a formação cultural, visto que as aulas abordam os hábitos, costumes, crenças e valores de outros países”, destacou.
Os cursos atendem a necessidades atuais para a melhoria da comunicação, facilitando a participação dos estudantes em intercâmbios, aumentando o repertório cultural, e abrindo possibilidades profissionais, com maiores chances de inserção no mercado de trabalho.
Os benefícios são vários, incluindo o desenvolvimento da vida social, com a expansão das redes de contatos, numa interação entre os participantes dos cursos, que desenvolverão novas formas de agir e de pensar, utilizando-se de dos novos idiomas inglês, espanhol e Libras.