FORMAÇÃO CONTINUADA
A formação continuada foi realizada com o objetivo de priorizar o uso dos cadernos de apoio pedagógico.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Tocantinópolis, realizou, no dia 4, na Escola Estadual Indígena Tekator, e no dia 5, na Escola Estadual Indígena Matyk, formação continuada com foco nos cadernos de apoio pedagógico para as escolas indígenas.
A formação foi realizada com o objetivo de priorizar o uso dos cadernos de apoio pedagógico para as escolas indígenas, propiciando, durante o planejamento coletivo, possibilidades de utilizarem metodologias ativas no cotidiano escolar, contemplando os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º, e anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º, e Ensino Médio.
A ação foi conduzida pelos técnicos de supervisão, de currículo específico da Língua Materna da SRE, juntamente com a equipe escolar: professores formadores, coordenadores pedagógicos, coordenadores de área e orientador educacional.
O professor Gilberto Pereira Apinagé, da Escola Estadual Indígena Tekator, destacou que a formação foi muito proveitosa. “Tivemos a oportunidade de trabalhar a questão dos planos de aula, planejamento, oficina de confecção de materiais por meio dos livros de apoio para as escolas indígenas e isso ajudará bastante no nosso trabalho”.
Na oportunidade, a equipe multiprofissional da SRE realizou atividades de reflexão sobre as atribuições dos líderes de turma e grêmio, além de oficina com foco no protagonismo e Projeto de Vida dos estudantes. Todas as escolas indígenas foram contempladas com formação continuada em boas práticas em manipulação de alimentos, realizada pela equipe do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) da superintendência.
Joaquim Peno Kato Ancelmo Neto, estudante da Escola Indígena Tekator, disse que “o momento foi muito rico e esclarecedor sobre as atribuições dos líderes, os direitos e deveres dos estudantes, a importância da comunicação para superar a timidez e o desenvolvimento do Projeto de Vida de cada um”.
O superintendente Regional de Educação de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho, disse que a formação comprova o compromisso da Seduc com a Educação Indígena. “A formação fortalece as práticas diárias dos professores, com uso do material de apoio específico nas unidades escolares indígenas. Com isso, os estudantes melhoram a aprendizagem e o convívio com a sua comunidade”.