CÂMPUS ARAGUATINS
Compromisso social e formação de qualidade refletem atuação de estudantes da Unitins.
Na última quarta-feira, 10, acadêmicos e egressos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins foram empossados como conselheiros tutelares durante cerimônia no auditório do Palácio Araguaia na cidade de Araguatins. As eleições para este mandato ocorreram em outubro de 2023, com urnas eletrônicas fornecidas pela Justiça Eleitoral, e terão validade de 2024 a 2028.
Dentre os cinco empossados, três são acadêmicos ou egressos da Unitins, são eles, a acadêmica Loiane Martins e os egressos Maria Lucilene e Kelmy Paz.
A acadêmica do 5º período de Pedagogia, Loiane Martins, ressaltou a relevância do curso na atuação do conselho tutelar, enfatizando a contribuição para a ação socioeducativa em relação a crianças e adolescentes em processo de ressocialização. "Como acadêmica do curso de pedagogia, posso perceber que os aprendizados da graduação são partes importantes no trabalho de conselheiro tutelar. A atuação do pedagogo contribui para a aplicação necessária dos mecanismos e ações sócio-educativa das crianças e adolecentes", destaca Loiane.
"Foi através da Unitins que consegui crescer profissionalmente pois uma das melhores vantagens que um curso de graduação traz para uma pessoa é o desenvolvimento intelectual. E a Unitins me possibilitou isso, através do estudo teórico e prático, além do convívio com professores e colegas da mesma área, o que são essenciais na bagagem profissional. Trabalhar como conselheira tutelar e ter o curso de pedagogia foi fundamental, pois realizo a orientação profissional e educacional, aconselhando e defendendo os direitos e deveres das crianças e adolescentes, ajudando a superar desafios para ter um futuro brilhante pela frente", enfatiza Maria Lucilene, egressa do curso de Pedagogia e que já está no segundo mandato como conselheira tutelar.
"É com grande satisfação que recebemos a notícia da posse de acadêmicos e egressos da nossa instituição no Conselho Tutelar municipal. Essa participação ativa reflete não apenas o comprometimento dos nossos estudantes com a comunidade, mas também a qualidade da formação que oferecemos na Unitins. Acreditamos no papel fundamental dos conselheiros tutelares na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, e estamos confiantes de que nossos representantes contribuirão significativamente para o bem-estar da nossa sociedade. Parabéns aos empossados e que possamos continuar incentivando a participação cidadã e o engajamento social dos nossos alunos", afirma o diretor do campus Araguatins, Sérgio Mendes.