ELEIÇÕES 2016
As Eleições municipais de 2016 foram marcadas positivamente pelo cumprimento da proibição de derrame de santinhos, a grande maioria dos candidatos demonstrou respeito por suas cidades. A prática de sujar as portas dos locais de votação foi deixada de lado por muitos, após intenso trabalho de conscientização junto a eleitores, partidos, coligações e candidatos promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e pelas Zonas Eleitorais.
JuÃzes de todas as zonas eleitorais realizaram audiências públicas orientando sobre a proibição do derrame de santinhos. O TRE-TO também realizou a campanha "Eleições Sem Sujeira". "Estamos felizes com o resultado, o derrame de material impresso é proibido por lei e a conscientização é uma demonstração de respeito por nossas cidades", afirma a presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente.
Pelo menos nos municÃpios de 04 ZEs do Bico do Papagaio, não houve derrame de santinho. “Essa conscientização decorreu em grande parte pelo trabalho de prevenção e fiscalização realizado pela equipe da Zona Eleitoral junto a candidatos, partidos e coligaçõesâ€, ressaltou o juiz eleitoral Ricardo Gagliardi.
Ainda nas cidades onde ocorreu a prática de derrame de santinhos, o quantitativo de papel jogado no chão foi bem menor que em anos anteriores. Nos três maiores colégios eleitorais, Palmas, AraguaÃna e Gurupi a incidência foi pequena e rapidamente as cidades foram limpas por equipes municipais.
Veja as Zonas Eleitorais do Bico do Papagaio que conseguiram permanecer limpas nestas eleições:
Tocantinópolis (9ª ZE);
Araguatins (10ª ZE, somente na sede);
Itaguatins (11ª ZE);
Augustinópolis (21ª ZE);