ECONOMIA
Com a proposta de criar um ambiente de diálogo sobre os desafios enfrentados pelos municípios para uma gestão eficiente e de identificação de oportunidades que levem ao desenvolvimento econômico, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), irá realizar o primeiro o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins.
Com o tema “Desafios e oportunidades para fortalecer a economia do Tocantins”, Araguatins receberá o encontro, no mês de agosto. A expectativa é que o evento reúna prefeitos dos 25 municípios do Bico do Papagaio, além de secretários municipais, vereadores, autoridades e representantes de classes, além de empresários e empreendedores na busca de soluções práticas e viáveis ao crescimento econômico local e ao fortalecimento econômico regional, destacando as potencialidades e oportunidades do Tocantins.
A programação contará com palestras nacionais e técnicas, painéis, talk shows e workshops. O primeiro dia de evento trará palestras sobre cenários e oportunidades do Tocantins, ensinará os gestores municipais a captarem recursos via convênios e emendas parlamentares federal e estadual, apresentará um painel dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) no Tocantins, e tratará da informatização como inovação nos municípios.
Fórum
O Fórum é uma realização da Seden, Agência de Fomento do Tocantins, Banco do Empreendedor, Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). O evento tem apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE).
No intuito de contemplar os 139 municípios, o Estado foi dividido em cinco regiões, e cada uma dessas regiões terá uma cidade sede. Além de Guaraí, sediarão o evento os municípios de Gurupi (região sul), em junho; Araguatins (região norte), em agosto; Dianópolis (região sudeste), em setembro; e Araguaína (norte) em outubro.
Parceiros
São parceiros desta iniciativa do Governo do Estado, a Federação da Indústria do Estado do Tocantins (Fieto), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual do Tocantins (Femicro), Federação das Associações Comerciais e industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins (Sescoop), prefeituras municipais de Guaraí, Gurupi, Dianópolis, Araguatins e Araguaína; Associação Comercial de Guaraí e Instituto Educacional Santa Catarina (IESC/FAG).