Após 20 anos de promessa, no dia 1º de Abril de 2011, uma comitiva, formada por autoridades municipais e estaduais, lançou oficialmente as obras de construção da ponte do Setor Nova AraguaÃna e do asfaltamento da via de acesso à região. A foto divulgada pela prefeitura na época mostra o momento em que o prefeito Valuar Barros (DEM) , juntamente com o senador João Ribeiro (PR) fizeram o descerramento da placa de lançamento.
“Estamos procurando fazer o melhor para a cidade de AraguaÃna. O meu compromisso polÃtico e administrativo é com a cidade de AraguaÃnaâ€, ressaltou Valuar Barros, durante o seu pronunciamento naquela data. Segundo uma Placa próximo ao local, foram destinados 751 mil reais e a obra beneficiaria 160 famÃlias. No Portal da Transparência do Governo Federal não há informações precisas sobre a obra.
Atual situação
Na tarde deste 1º de Abril de 2013 (Dia da Mentira), exatamente dois anos após o lançamento, a reportagem do AraguaÃna NotÃcias visitou o local para conferir o andamento das obras. A ponte sobre o Rio Lontra, com extensão de 30 metros e com uma largura de 9,8 metros foi concluÃda, mas não de verdade, pois ainda falta a iluminação.
Já na via de acesso, entre a av. Filadélfia e a ponte, as obras ainda não começaram. Dois anos se passaram e a situação continua a mesma, pois a “estrada†ainda é de chão batido, cheia de buracos e lama. Em 1º de 2011, as máquinas ainda começaram fazer uma raspagem, mas foi algo de mentirinha.
Mais uma promessa
Mas a finalmente a obra deve sair do papel. No dia 11 de março deste ano o prefeito Ronaldo Dimas explicou que a prefeitura terá que fazer obras próximo ao ITPAC para pagar um dÃvida mais de 1 milhão contraÃda pela gestão passada, através do crédito educativo. O municÃpio ultrapassou em 150% o limite estabelecido por Lei para concessão do benéfico, gerando desta forma o débito para com a Instituição.
Conforme Dimas, o pagamento deste valor será realizado por obras de infraestrutura naquela localidade, em consonância com o previsto na Lei de Contribuição de Melhorias. Ronaldo não citou especificamente a obra lançada no Dia da Mentira de 2011, mas é a única que fica próximo ao ITPAC, que também beneficia a comunidade em geral.