NO DIA DO LIVRO
Estimular o hábito da leitura entre os estudantes favorece o desenvolvimento de indivíduos críticos e conscientes. Com esse objetivo, nesta segunda-feira, 23, Dia Mundial do Livro, uma unidade escolar da rede estadual do Tocantins, em Araguatins, promoveu ações diversas buscando incentivar a leitura dentro e fora da escola, a fim de que essa seja uma prática constante entre os educandos.
“A leitura é um dos meios mais efetivos para alcançarmos o desenvolvimento intelectual e pessoal. Incentivar o gosto pela leitura é uma prática cotidiana nas nossas escolas. São inúmeras ações que visam despertar e formar leitores assíduos, estejam eles nos anos iniciais do ensino fundamental ou na Educação de Jovens e Adultos”, destacou a secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar.
Uma dessas inciativas é o II Café Literário - Saboreando os Gêneros, do Colégio Estadual Osvaldo Franco. O diferencial do projeto é o local escolhido para que os alunos apresentem os trabalhos desenvolvidos: o Cais do Porto, às margens do Rio Araguaia, cartão postal de Araguatins, região do Bico do Papagaio.
Segundo a professora Eugilene Barros, o projeto agrega diferentes produções artísticas, como teatro, poesia, música e dança, possibilitando a oportunidade de os alunos mostrarem seus talentos. “O projeto pretende despertar o hábito da leitura, da escrita, da interpretação, da produção de texto, da ilustração e da descoberta das mensagens implícitas nos textos, além de melhorar a aprendizagem com relação à pontuação, ortografia e estrutura textual”, explicou.
A aluna Ana Letícia Resplandes escolheu a poesia Recomeço, de Brálio Bessa, para declamar durante o evento de encerramento. A estudante do 9º ano do ensino fundamental revelou que, por meio do projeto, alcançou muitos progressos quanto à interpretação textual.